A Gen™ (NASDAQ: GEN), uma empresa líder global comprometida em impulsionar a Liberdade Digital por meio de sua variedade de marcas de soluções de Segurança Cibernética, compartilha suas principais previsões para ameaças cibernéticas em 2024. Os especialistas da Gen™ destacam a importância de os consumidores estarem vigilantes diante de ameaças altamente personalizadas. Isso inclui cibercriminosos que utilizam deepfakes para imitar a voz e a aparência de familiares ou colegas, além de aplicativos de spyware distribuídos por meio de anúncios confiáveis ou mensagens diretas. Em 2024, torna-se mais crucial do que nunca verificar a autenticidade do que é visto, ouvido, lido e clicado.
“Em 2024, a segurança cibernética se integrará ainda mais à vida cotidiana das pessoas. Os dias em que a segurança cibernética era uma preocupação apenas para empresas ou indivíduos mais digitais ficaram para trás. Nossa equipe de especialistas prevê que a inteligência artificial desempenhará um papel significativo na criação de ameaças, permitindo que criminosos desenvolvam golpes ainda mais refinados e convincentes”, declara Michal Pechoucek, CTO (Chief Technology Officer) da Gen. “Cada e-mail, mensagem de texto, anúncio e chamada deve ser tratado com cautela, garantindo que não haja um golpista do outro lado.”
Principais previsões da Gen para 2024:
Avanços na IA impulsionarão o crime cibernético: Espera-se que 2024 seja marcado por avanços significativos na capacidade da IA, permitindo que cibercriminosos criem vídeos a partir de prompts de texto e outras ferramentas de multimídia. Isso dificultará cada vez mais distinguir entre vídeos verdadeiros e gerados, especialmente quando frequentemente editados, como nos noticiários de TV.
A engenharia social se tornará mais evidente: Os cibercriminosos intensificarão o uso de conteúdo gerado por IA nas redes sociais para disseminar notícias falsas, anúncios enganosos, deepfakes de figuras públicas e mensagens diretas que parecem autênticas. A engenharia social também se expandirá nos ambientes corporativos, com a evolução dos ataques Business Communication Compromise (BCC), nos quais a IA é usada para imitar a voz ou a aparência de executivos sêniores.
Chantagem digital se tornará mais direcionada: Prevê-se que, em 2024, a chantagem digital se torne mais insidiosa, envolvendo a compra de dados na dark web ou o roubo através da exploração de infraestruturas VPNs. Os ataques a infraestruturas em nuvem aumentarão, criando desafios significativos para o trabalho remoto e as estruturas organizacionais baseadas na nuvem.
Mais aplicativos móveis capazes de espionar e extorquir: Com o avanço da tecnologia financeira, há uma crescente preocupação com práticas maliciosas na indústria de aplicativos de empréstimos instantâneos. Especialistas da Gen alertam para o aumento de aplicativos falsos de bate-papo, escondendo módulos de roubo de criptomoedas ou spyware em interfaces aparentemente inocentes.
Ameaças crescentes em criptomoedas: O cenário em constante evolução das criptomoedas oferecerá novas oportunidades para cibercriminosos. Com a natureza descentralizada das criptomoedas, os especialistas da Gen acreditam que os proprietários de criptomoedas serão alvo de violações de trocas, exploração de contratos inteligentes e outros métodos.