A Dahua Technology, líder global em soluções de AIoT inteligentes e segurança eletrônica, introduz no mercado brasileiro câmeras 5G, uma tecnologia que já alcançou 93 milhões de brasileiros com a recente implementação do 5G no país. De acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a cobertura se expandiu rapidamente, ultrapassando as estimativas, e está disponível para 46% da população, abrangendo todas as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes.
A implementação do 5G no Brasil abre um leque de oportunidades em diversos setores, e a Dahua inova ao oferecer dois modelos de câmeras 5G, cujos módulos embarcados foram certificados pela Anatel para operar em todas as frequências autorizadas no país. Sendo o padrão mais avançado em termos de conectividade celular, as empresas que adotarem essas câmeras poderão desfrutar das vantagens, como baixa latência e maior velocidade, proporcionando uma experiência superior aos usuários.
As câmeras 5G da série 5, modelos DH-IPC-HFW5842DK1-Z-5G e DH-IPC-HFW5842DK1-Z4-5G, oferecem diversas aplicações, desde grandes eventos em estádios até áreas públicas em cidades inteligentes, segurança em regiões rurais, logística, mineração e locais onde a instalação de cabos não é viável. Equipadas com recursos avançados de inteligência artificial, essas câmeras podem detectar intrusões, ocupação inadequada de áreas, realizar contagem de pessoas e fornecer detecção facial com diversos atributos.
Mesmo sendo concebidas para a rede 5G, as câmeras automaticamente alternam para o sinal 4G em locais onde o 5G ainda não está disponível ou o sinal é fraco, utilizando um módulo de conexão de chip de celular. Isso possibilita que as câmeras sejam comercializadas como serviço, permitindo que as operadoras ofereçam a solução para empresas que necessitam das câmeras em eventos específicos, sem a obrigatoriedade de adquirir o equipamento.
“Uma das principais vantagens é eliminar a necessidade de cabeamento, uma vez que as câmeras utilizam a rede de telefonia celular. Isso resulta em uma economia significativa de custos de infraestrutura”, destaca Leonardo Saes, gerente de produto da Dahua Technology. “Nos locais onde não há fibra óptica, o custo resume-se ao pacote de dados contratado junto à operadora de telefonia”, acrescenta.