A Inmetrics, líder em Eficiência Digital na América Latina, lançou uma solução inovadora de inteligência artificial (IA) voltada para empresas. O LIEV, desenvolvido em 2023, oferece a integração e orquestração eficientes de várias plataformas de IA generativa, incluindo OpenAI (criadora do ChatGPT), Bard do Google e Claude da Anthropic, em um ambiente unificado.
O destaque do LIEV está na sua capacidade de conectar modelos de linguagem locais ou externos, garantindo total controle sobre a privacidade dos dados. Essa funcionalidade permite que as empresas acessem o melhor de cada tecnologia de IA Generativa por meio de uma interface simplificada e eficiente.
Pablo Cavalcanti, CEO da Inmetrics, destaca a versatilidade do LIEV: “Por que se limitar a uma única plataforma de IA quando o LIEV oferece o melhor de cada uma? Com nossa plataforma, você tem uma única interface para interagir com qualquer modelo de IA disponível, seja localmente em sua infraestrutura ou na nuvem. Somos agnósticos em termos de plataforma, não importa se você quer interagir com Hugging Face, Bedrock, Sagemaker, Azure, Google ou Open AI, tampouco se o modelo é de código aberto ou fechado. Para o mundo corporativo, o LIEV é um middleware fundamental, adicionando segurança, privacidade, eficiência, controle de acesso e flexibilidade. A grande inovação está em direcionar cada requisição ao modelo mais econômico e eficiente a partir de um único hub.”
O LIEV já possui funções “out-of-the-box”, como codificação em modo assistente para IDEs como VSCode e IntelliJ, codificação em modo batch para a esteira de DevOps (com funções de testes unitários e retrodocumentação), além de busca semântica para documentos.
Cavalcanti enfatiza a importância do LIEV neste momento de transformação: “Estamos vivenciando um momento transformador da mesma magnitude que a internet foi há 30 anos. O LIEV resolve desafios enfrentados pelos clientes ao lidar com vários modelos, APIs e ajustes necessários. A maioria dos modelos de código aberto não é preparada para ambientes corporativos, e o LIEV resolve isso, permitindo rastreamento e filtragem de chamadas, além de roteamento para modelos de menor custo. Tenho certeza de que toda grande empresa precisará de um middleware assim para simplificar com segurança o uso de IA.”
O LIEV foi incorporado a todos os serviços da Inmetrics, que se destaca como pioneira na integração de IA em seu portfólio abrangente, incluindo desenvolvimento e testes de software, modernização e migração para a nuvem, e construção de esteiras de produção.
Cavalcanti conclui: “Esse tipo de uso de IA é o que diferenciará empresas nos próximos anos. Aquelas que conseguirem adotá-la primeiro e de forma eficiente, como o LIEV propõe, estarão vários passos à frente dos concorrentes.”