A Netbr, especializada em arquitetura de identidade e acesso, e a IAM Brasil, única consultoria nacional de treinamento nesta área, estão estabelecendo uma colaboração estratégica para atender ao mercado brasileiro, latino-americano e norte-americano. Com 20 anos de experiência em IAM, a Netbr expandiu sua presença na região nos últimos cinco anos, mantendo escritórios próprios nos EUA.
Em 2021, a Netbr foi reconhecida como “Best SMB to Watch” pela revista norte-americana The Silicon. No ano seguinte, conquistou o prêmio de “Melhor Projeto para Open Banking” e, no último ano, recebeu o “Identity Excellence Awards” por seu destacado projeto mundial de CIAM, ambos nos EUA.
A IAM Brasil desenvolveu uma metodologia própria para a formação de profissionais de gerenciamento de identidade, abrangendo diversas disciplinas de IAM. Seu currículo inclui uma formação abrangente por meio do programa “IAM Foundation”, com treinamentos específicos direcionados a desenvolvedores, arquitetos de segurança, analistas de acesso, CISOs, gestores de RH e especialistas em UX.
A Netbr tem registrado aproximadamente 100 projetos de transformação de identidade em 32 setores industriais diferentes, abrangendo soluções de governança de identidade, transformação de identidade de funcionários e clientes, identidades não humanas e gerenciamento de perfis. Seus projetos envolvem várias jornadas de autenticação e autorização, incluindo acessos seguros “passwordless” baseados em padrões abertos.
A IAM Brasil atua como consultoria independente, apoiando grandes e médias empresas na explicitação e reorientação de seus processos de negócio com base em fluxogramas de identidade e acesso. Atualmente, é dirigida pelas sócias e cofundadoras Micaella Ribeiro e Natalian Silva, ambas com formação acadêmica e experiência em IAM, compliance e segurança na nuvem.
Destacando a característica agnóstica da consultoria e dos cursos de formação, Micaella Ribeiro menciona que a IAM Brasil é a primeira autoridade local de certificação no segmento com conteúdo em português. A parceria com a Netbr visa expandir esse serviço para países de língua espanhola e os EUA a partir de 2024.
Natalian Silva ressalta que as provas de proficiência da IAM Brasil ocorrem em ambiente auditado, seguindo normas internacionais de compliance, e os estudantes recebem uma credencial digital, um registro de blockchain internacionalmente reconhecido, ao concluir cada programa.
De acordo com André Facciolli, CEO da Netbr, a parceria com a IAM Brasil fecha o ciclo de componentes essenciais para uma estratégia de segurança no modelo “Identity-First”. Essa abordagem inclui uma arquitetura de rede de ‘confiança zero’, com a identidade como perímetro de segurança e a experiência do usuário como condição de excelência. Esses componentes abrangem consultoria de processos, desenvolvimento de projetos, implementação de IAM, transferência de conhecimento ao cliente e suporte gerenciado.
Facciolli destaca que, com essa parceria, a empresa expande seu foco para além das plataformas tradicionais de IAM, oferecendo programas como SoD (Segregação de Funções) e serviços relacionados à identidade descentralizada, RBAC e Identity as a Service (IDaaS). Antes da parceria com a IAM Brasil, a Netbr oferecia programas de treinamento certificado em colaboração com parceiros globais, como SailPoint, Ping Identity, ForgeRock, entre outros. Agora, as certificações abrangem também as “trilhas core” da identidade, como autenticação multifator, autorização aberta e identidade autossoberana.