O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) concluiu a implementação bem-sucedida e o início da operação de seu novo Sistema Integrado de Gestão (ERP). A transição ocorreu sem contratempos, envolvendo aproximadamente 80 profissionais.
Essa atualização modernizou os sistemas administrativos de backoffice do Banestes, aprimorando a execução de diversos processos nas áreas de contabilidade, orçamento e custos, financeiro, patrimônio, compras, gestão de contratos, estoque/almoxarifado, entre outros.
Inicialmente, as áreas de Contabilidade, Fiscal, Financeira, Patrimônio, Suprimentos e Controladoria do Banestes, assim como suas subsidiárias, Banestes Seguros, Banestes DTVM e Banestes Corretora, foram as mais beneficiadas. A expansão gradual da plataforma para outros setores está prevista.
O Banestes escolheu a solução tecnológica SAP S/4HANA Cloud, a versão mais avançada da SAP, operando em ambiente de nuvem. A implementação, liderada pela NTT DATA, inclui suporte técnico, treinamentos e gestão da transformação organizacional. O projeto colaborativo envolve as diretorias de Administração (Dirad), Relações com Investidores e Finanças (Dirif), Riscos e Controle (Diric) e Tecnologia (Ditec).
A movimentação reflete o compromisso contínuo do Banestes com a transformação tecnológica, conforme destacado pelo diretor-presidente do banco, Amarildo Casagrande. Ele ressaltou a importância da solução de ERP de mercado para evoluir os processos orçamentários, contábeis e financeiros, visando aumentar a eficiência por meio de uma gestão aprimorada das despesas administrativas.
Ricardo Fachin, CEO da NTT DATA Business Solutions, afirmou que o projeto evidencia o compromisso do Banestes com a inovação, fortalecendo a operação e estabelecendo as bases para acelerar a transformação digital.
O diretor de Relações com Investidores e de Finanças do Banestes, Silvio Grillo, destacou os ganhos significativos trazidos pela implantação do novo ERP, incluindo a redução de riscos operacionais e o aumento da eficiência, proporcionando maior controle na gestão dos negócios para alavancar os resultados de forma sustentável.
Vicente Lopes Duarte, diretor de Tecnologia do Banestes, enfatizou a colaboração estreita entre a equipe técnica do banco, as áreas de negócio e a NTT DATA para garantir uma transição suave na implantação do sistema, desde as configurações iniciais até o pós-implantação.