A empresa especializada em serviços de software e produtos de hardware para o mercado de autoatendimento, VMtecnologia, anunciou o lançamento do VMmonitora, uma solução inovadora que incorpora inteligência artificial (IA) em uma plataforma de monitoramento. O VMmonitora é direcionado a operações de micromercados com o conceito de honest market, onde as transações ocorrem de forma automatizada e sem a necessidade da presença de funcionários, visando reduzir desvios e aprimorar a eficiência na segurança.
Com o VMmonitora, os vídeos de monitoramento são automaticamente recortados a partir da detecção de comportamentos, separados em atividades, incluindo detalhes como itens adicionados ou removidos do carrinho, e informações sobre o pagamento. O objetivo é eliminar a necessidade de um operador humano assistir horas de vídeos para identificar ocorrências. A cada detecção de presença ou pessoa, o sistema gera a ocorrência e entrega o recorte das imagens em vídeo, detalhando toda a jornada de compra da pessoa, como explicou Kelvin Blac, CRO da VMtecnologia.
A solução se integra à parte de pagamento e totens, simplificando o monitoramento e proporcionando um ambiente seguro e eficiente. Kelvin Blac destaca que o VMmonitora traz eficiência para empreendedores de todos os portes, permitindo o acompanhamento e monitoramento da operação de qualquer lugar, resultando na redução da taxa de quebra nas lojas.
Desenvolvida em parceria com a Monuv, a solução surge como resposta às necessidades do mercado, especialmente na prevenção de desvios em micromercados, sendo uma solução inteligente dedicada ao autoatendimento. Camila Rissi, CEO da Monuv, expressa entusiasmo com a parceria, destacando a combinação da expertise da Monuv em soluções em VSaaS e AI para monitoramento em circuitos de câmera com a experiência da VMtecnologia em serviços de software e produtos de hardware para o mercado de autoatendimento.
O VMmonitora é oferecido no modelo VSaaS (Video Surveillance as a Service) em três planos de contratação: Start, Pro e Master. Os serviços incluem consulta de vídeos em nuvem em diferentes resoluções, inteligência com detecção de presença de pessoas, alerta de eventos suspeitos e IA personalizada nos planos mais avançados. Todos os planos contam com o “workflow de recuperação” em fase beta.
Atualmente em execução nas cidades de São Paulo, Campinas, Porto Alegre e Rio de Janeiro, a expectativa é que o programa atinja 1500 pontos de venda até o início de 2025.