A Oracle lançou, durante o evento Oracle CloudWorld Tour em Dubai, o serviço Oracle Cloud Infrastructure (OCI) Generative AI, marcando sua disponibilidade geral. Juntamente com uma série de inovações destinadas a facilitar a adoção de avanços recentes em IA generativa, o OCI Generative AI é um serviço totalmente gerenciado que integra os grandes modelos de linguagem (LLMs) da Cohere e da Meta Llama 2, abrangendo uma variedade de casos de uso empresarial. Agora, o serviço OCI Generative AI inclui recursos multilíngues que suportam mais de 100 idiomas, bem como uma experiência aprimorada de gerenciamento de cluster de GPU e opções flexíveis de ajuste fino. Os clientes têm a possibilidade de utilizar o serviço OCI Generative AI tanto na Oracle Cloud quanto localmente por meio da Região Dedicada da OCI.
Greg Pavlik, vice-presidente sênior de IA e Gerenciamento de Dados da Oracle Cloud Infrastructure, afirmou: “O foco de IA da Oracle é resolver casos de uso de negócios do mundo real para permitir a adoção generalizada na empresa. Para fazer isso, estamos incorporando IA em todas as camadas da stack tecnológica, integrando IA generativa em nossos aplicativos e banco de dados convergente e oferecendo novos LLMs e serviços gerenciados, todos suportados por uma infraestrutura de IA rápida e econômica.”
O serviço OCI Generative AI simplifica a personalização de modelos de IA generativa, permitindo que os clientes resolvam problemas empresariais focados em tarefas como geração de texto, resumo e semelhança semântica. Os modelos mais recentes da Cohere e do Meta Llama 2 estão disponíveis em um serviço gerenciado consumível por meio de chamadas de API, garantindo segurança e governança de dados rigorosas. Além disso, os clientes podem refinar esses modelos utilizando técnicas de geração aumentada de recuperação (RAG) com seus próprios dados, permitindo que os modelos compreendam suas operações internas exclusivas.
O serviço OCI Generative AI Agents, atualmente em versão beta, combina os LLMs e a pesquisa corporativa criada no OCI Open Search para fornecer resultados contextualizados aprimorados com dados corporativos. Esses agentes permitem que os usuários interajam com diversas fontes de dados corporativos por meio de linguagem natural, sem a necessidade de habilidades especializadas, fornecendo informações atualizadas mesmo com armazenamentos de dados dinâmicos.
A Oracle está incorporando IA generativa em todas as suas soluções, desde seu portfólio de aplicativos em nuvem até seu portfólio de banco de dados, permitindo que os clientes aproveitem as inovações mais recentes em seus processos de negócios existentes. Com recursos como o Autonomous Database Select AI, os clientes podem criar aplicativos alimentados por IA combinando seus dados corporativos com a criatividade da IA generativa.
Para ajudar os clientes a criar, treinar, implantar e gerenciar LLMs com bibliotecas de código aberto, como Transformers ou PyTorch da Hugging Face, a Oracle está expandindo os recursos do OCI Data Science. O novo recurso OCI Data Science AI Quick Actions, em beta no próximo mês, permite acesso sem código a uma variedade de LLMs de código aberto, incluindo provedores líderes como Meta ou Mistral AI.
A Oracle está trazendo a IA generativa para o centro das cargas de trabalho e dados dos clientes, simplificando significativamente o processo de implantação da IA generativa em suas operações de negócios existentes. Ritu Jyoti, vice-presidente do grupo Worldwide Artificial Intelligence and Automation Research Practice e Global AI Research Lead, IDC, afirmou: “Com uma arquitetura comum para IA generativa que está sendo integrada em todo o ecossistema Oracle, desde seu banco de dados autônomo até aplicativos Fusion SaaS, a Oracle está trazendo IA generativa para onde exabytes de dados de clientes já residem, tanto em data centers em nuvem quanto em ambientes locais.”