Em um movimento inovador, a RPE (Rede de Pagamento Eletrônico) anuncia uma parceria estratégica com a Payface, visando oferecer tecnologia de pagamento por reconhecimento facial a varejistas em todo o Brasil. Essa colaboração promete transformar a experiência de milhões de consumidores no ano de 2024.
Na busca por uma jornada de compra mais fluida, a autenticação facial emerge como a nova forma de acesso. A integração da solução biométrica da Payface ao ecossistema de meios de pagamento da RPE visa impulsionar o uso da biometria nos processos de aquisição, identificação e compra com cartões de redes varejistas (private label), almejando tornar as transações nos pontos de venda físicos cada vez mais digitais e sem atritos.
O interesse por soluções biométricas tem crescido consideravelmente, em consonância com a agilidade, praticidade e segurança demandadas pelos consumidores. Estudos, como o realizado pela Juniper Research, preveem um aumento acelerado na adoção dessa tecnologia, projetando que até 2025 o total de pagamentos efetuados por meio da biometria facial atingirá 1,5 bilhão de transações em todo o mundo.
Eládio Isoppo, CEO da Payface, destaca: “No mercado de varejo brasileiro, a tecnologia é um caminho indispensável para impulsionar o crescimento e a eficiência das operações. A Payface nasceu com o propósito de transformar os processos de identificação e pagamento em algo tão prazeroso quanto a própria experiência de consumir.”
Essa aliança reflete a visão da RPE em fornecer soluções que combinam tecnologia, inteligência e inovação para conectar varejistas e consumidores. Vitor Solano, diretor de Parcerias da RPE, comenta: “Nos processos de captura de pagamento com cartões private label, os principais desafios dos varejistas estão relacionados à alta fricção na primeira compra, ao esquecimento e recuperação de senha, além de fraudes e contestações de compras realizadas por terceiros.”
A utilização da biometria facial nas jornadas de compras promete simplificar o processo, eliminando a necessidade de portar cartões, dinheiro ou celulares, assim como digitar senhas ou informar CPF em voz alta. Vitor Solano ressalta: “Não há identificação mais confiável que as características faciais do rosto de cada pessoa, capturadas por câmera para assegurar uma validação rápida e protegida – seja no caixa ou no terminal de autoatendimento, com transações protegidas pela LGPD e em conformidade com certificações internacionais.”
A API desenvolvida pela Payface realiza as interfaces com o PDV, consumidor e RPE, simplificando o processo de compra. Essa tecnologia promete não apenas facilitar as transações, mas também fomentar a fidelização de clientes ao proporcionar uma experiência de compra mais segura, fluida e eficiente para varejistas e consumidores.
Vitor Solano conclui: “Com o pagamento por reconhecimento facial integrado ao ecossistema de soluções financeiras da RPE, proporcionaremos ao varejo oportunidades de identificar o público que frequenta suas lojas, e conhecer seus hábitos de consumo de forma 100% assertiva (e sem fricção).” Essa abordagem permite uma gestão de CRMs mais estratégica e inteligente, conectando os negócios ao futuro do setor varejista.