A Thales, líder global em tecnologia e segurança, divulgou os resultados do Thales Digital Trust Index de 2024, destacando o setor bancário como líder em confiança na proteção de dados pessoais e na entrega de experiências digitais seguras. A pesquisa, realizada com 12.426 consumidores em todo o mundo, revelou que os setores bancário, de saúde e de serviços governamentais são os mais confiáveis quando se trata de compartilhamento de informações pessoais.
De acordo com o vice-presidente de identidade e gerenciamento de acesso da Thales, Danny de Vreeze, os consumidores depositam maior confiança nos setores altamente regulamentados, como o bancário, devido às medidas rigorosas de segurança e privacidade que implementam. Isso contrasta com setores como mídia e entretenimento, mídias sociais e logística, que ocupam as últimas posições nos rankings de confiança do consumidor.
A pesquisa revelou que mais de um quarto dos consumidores abandonou uma marca nos últimos 12 meses devido a preocupações com a privacidade. A maioria dos entrevistados está disposta a compartilhar seus dados com organizações, desde que garantias de privacidade sejam fornecidas. Direitos como ser informado sobre a coleta de dados (55%) e o direito de exclusão de dados pessoais (53%) são aspectos fundamentais esperados pelas empresas.
Além das preocupações com privacidade, a pesquisa enfatiza a importância de oferecer uma experiência online fluida para conquistar a confiança dos clientes. A frustração com pop-ups de publicidade (71%), redefinições de senhas (64%) e preenchimento repetido de informações pessoais (64%) destaca a necessidade de simplificar e aprimorar a experiência do usuário.
Danny de Vreeze enfatizou a necessidade de equilibrar segurança e experiência do usuário, destacando que os consumidores modernos valorizam tanto a segurança quanto a conveniência. A pesquisa foi conduzida em diversos países e reflete as preocupações e expectativas globais dos consumidores sobre privacidade e segurança digital.
A pesquisa, conduzida pela Censuswide em colaboração com a The Red Consultancy em nome da Thales, envolveu 12.426 adultos em vários países, seguindo os princípios éticos e de conduta da Market Research Society e da ESOMAR.