A Cadmus, uma empresa de TI brasileira com mais de 28 anos de experiência, acaba de lançar a Centro de Inteligência Artificial (CIA), liderada pelo experiente executivo André Sorpreso. Esta iniciativa visa não apenas aprimorar a eficiência e a produtividade nos projetos, mas também capacitar os colaboradores na adoção da inteligência artificial (IA) como uma ferramenta transformadora.
A CIA será responsável por orientar os funcionários na jornada da IA, fornecendo conhecimento sobre as melhores ferramentas e facilitando sua implementação tanto nos processos internos quanto como instrumento de inovação.
André Sorpreso, com vasta experiência no setor de tecnologia da informação e serviços, destaca a importância estratégica da IA nos negócios modernos. Ele compara a atual necessidade de uma área dedicada à IA ao movimento que ocorreu anos atrás com a implementação de escritórios de projetos (PMO).
Segundo Sorpreso, “Assim como era mandatório que cada empresa tivesse um PMO e uma área para consolidar sua metodologia, isso acontece hoje com a IA. O volume de coisas novas que surgem a cada dia é absurdo e é humanamente impossível que uma empresa e seus colaboradores consumam tudo isso. Assim, nosso pensamento ao criar a CIA é que ela possa filtrar e homologar as novidades que merecem atenção e podem ser incorporadas nas atividades de toda a companhia.”
A CIA iniciará suas operações focando nos times de desenvolvimento da Cadmus, onde estudos indicam que a IA pode reduzir o tempo de desenvolvimento de software em até 50% e melhorar a qualidade do código em até 20%. A expectativa é aumentar a eficiência e a performance dos times de desenvolvimento, otimizando a produtividade e acelerando a prototipagem.
Além disso, a CIA está apoiando o desenvolvimento de novas soluções multi-IA da Cadmus, como uma solução de IA para documentação de software, que promete acelerar o processo de documentação de sistemas em até mil vezes. Esta solução inteligente oferece insights, identifica dependências e impactos, e fornece recomendações eficazes para problemas e implementações.
Com a criação da CIA, a Cadmus demonstra seu compromisso em explorar as oportunidades da IA e impulsionar a inovação em um setor cada vez mais dinâmico e desafiador.





