A Genetec reforçou seu programa de canais ao contratar Vitor Martins para o cargo de diretor para América Latina e Caribe. Ele compartilhou mais detalhes sobre as novidades em uma entrevista exclusiva para o IT Section.
IT SECTION: Qual é o objetivo principal do Programa de Canais da Genetec no Brasil e como ele pretende fortalecer as políticas e estrutura da empresa na América Latina e Caribe?
Vitor Martins: Nosso objetivo é fortalecer e fidelizar as parcerias com os canais que nós já temos na região, intensificando o suporte comercial e técnico e conhecendo melhor suas demandas e as perspectivas de negócios em cada região a fim de prestar o apoio necessário para que eles ofereçam projetos com alto valor agregado, customizados para seus clientes com nossas soluções unificadas associadas a tecnologias de última geração.
Com este intuito, trabalharemos com nossos canais no aprimoramento comercial e técnico, focados sobre como melhor aproveitar as características de nossas soluções e personaliza-las para atender às necessidades de diferentes verticais de negócios, em termos de segurança e de aperfeiçoamento operacional. Isso visa impulsionar os negócios existentes e gerar novas oportunidades, estabelecendo uma presença forte e estruturada na América Latina e Caribe.
IT SECTION: Poderia explicar como a promoção de Vitor Martins a diretor de Canais para a América Latina e Caribe está contribuindo para o desenvolvimento do Programa de Canais da Genetec na região?
Vitor Martins: Minha promoção a Diretor de Canais para a América Latina e Caribe contribui com uma visão das demandas regionais e um conhecimento mais profundo das necessidades dos canais e dos negócios em cada país latino-americano, cujas economias e culturas empresariais são muito diversas. Isso ajudará na construção de um trabalho adaptado a região e possibilitará a Genetec estar mais próxima dos parceiros regionais, com ações mais focadas e adequadas às suas demandas.
IT SECTION: Quais são os critérios utilizados por Vitor Martins para classificar os atuais parceiros de negócios dentro do Programa Global da Genetec, e como isso impactará as relações com esses parceiros?
Vitor Martins: Os critérios para a classificação dos canais são: geração de receita, demandas ativas, qualificação técnica, e alinhamento com as verticais-foco. Isso visa compreender e estreitar o relacionamento atual com cada canal, melhorando o suporte e a eficácia no atendimento aos clientes.
IT SECTION: Como a Genetec pretende estreitar o relacionamento com seus atuais canais e apoiá-los de maneira mais efetiva no atendimento aos clientes?
Vitor Martins: A Genetec pretende estreitar o relacionamento com seus canais existentes e melhorar o apoio fornecido por meio de uma estratégia multi-facetada e focada no longo prazo. Isso passa pela ampliação da equipe interna, com especialistas em cadnais, em capacitação e desenvolvimento de parceiros e um novo diretor de Canais para a região latino-americana. Também inclui o aprimoramento da capacitação e do desenvolvimento dos parceiros, utilizando ferramentas como a Genetec University e um novo Portal de Parceiros. A empresa também busca criar uma parceria sinérgica, onde o foco está na geração de valor mútuo e na excelência do atendimento ao cliente, garantindo que os parceiros tenham acesso às informações, suporte e recursos necessários para prestarem um bom suporte aos seus clientes e gerarem novos projetos.
IT SECTION: Pode compartilhar mais informações sobre a busca da Genetec por uma parceria sinérgica de ganha-ganha com seus canais, e como isso se traduz em excelência no atendimento aos clientes?
Vitor Martins: A Genetec busca estabelecer parcerias sinérgicas de ganha-ganha com seus canais, focando na criação de um ecossistema no qual tanto a Genetec quanto seus parceiros se apoiem e se beneficiem mutuamente. Esta abordagem é fundamentada no entendimento profundo das necessidades específicas de cada projeto, vertical e região, visando oferecer soluções customizadas que atendam essas demandas. Parte fundamental deste trabalho entre a Genetec e seus canais envolve um compromisso com a excelência no atendimento, onde a atuação conjunta busca superar as expectativas dos clientes finais. Dessa forma, além de fortalecer a confiança dos parceiros e clientes finais na marca, também colaboramos para a expansão dos seus negócios de forma segura, sustentável e lucrativa, promovendo um ambiente onde o sucesso conjunto é o objetivo principal.
IT SECTION: Quais são os planos da Genetec para estabelecer uma rede de canais engajada com a marca, gerando novos negócios na carteira de clientes existente e realizando novas prospecções?
Vitor Martins: Se geramos uma relação mais estreita com os canais, com um canal de comunicação aberto e sinérgico, é natural que os integradores e distribuidores se tornem leais a nossa marca e se sintam mais seguros e motivados a gerarem novos negócios. Penso que ao responder as questões acima, já respondi em parte esta questão.
IT SECTION: Poderia destacar as iniciativas da Genetec para preparar seus parceiros de canais, como o aprimoramento da Genetec University e o novo Portal de Parceiros, e como essas ferramentas contribuem para a capacitação e desenvolvimento dos parceiros?
Vitor Martins: A Genetec University é a nossa plataforma de ensino on demand. Nela os parceiros podem acessar diversos conteúdos para aprimorar seus conhecimentos comerciais, técnicos e de soluções verticais da Genetec. Estamos trabalhando em novos conteúdos em português e espanhol, além da disponibilização do conteúdo por trilhas, que reunirão materiais por temas específicos. Lançamos também o nosso novo Portal de Parceiros, que oferece ferramentas e recursos para facilitar a criação de propostas, solicitação de registro de projetos, assim como acesso a informações financeiras e materiais de apoio comercial. Estas ações têm como objetivo não apenas aprimorar o suporte técnico e comercial, mas reforçar a confiança e o comprometimento dos parceiros com a marca, incentivando-os a buscar ativamente novos negócios e oportunidades de crescimento conjunto.