A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, emitiu um alerta sobre um novo golpe que está se espalhando através do WhatsApp em vários países da América Latina, usando o nome do Google Maps. A fraude oferece um emprego de meio período para escrever avaliações em troca de comissões, como informado por relatos de usuários.
Neste esquema fraudulento, as vítimas são contatadas aleatoriamente por números desconhecidos, incluindo números de países distantes. Elas são convidadas a fazer avaliações de hotéis para aumentar a reputação desses estabelecimentos. Posteriormente, são incentivadas a ingressar em um grupo no Telegram, onde recebem detalhes sobre pagamentos e são solicitados a depositar uma comissão para continuar operando.
Camilo Gutiérrez Amaya, Chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET na América Latina, comentou: “O número de relatos de pessoas vítimas desse esquema fraudulento que circula no WhatsApp, utilizando o nome de empresas conhecidas, aumentou consideravelmente. Além de variações, o modus operandi é o mesmo. Trata-se de uma fraude na qual oferecem um suposto emprego de meio período para ganhar realizando tarefas simples.”
O golpe, que também utiliza os nomes de empresas como YouTube, TikTok e LinkedIn, tem como objetivo fazer as vítimas acreditarem que podem progredir de nível e obter comissões mais altas, mas na verdade, os únicos beneficiados são os criminosos por trás do esquema.
“A conscientização sobre fraudes e enganações que circulam na internet é fundamental para evitar cair nesses golpes”, alertou Gutiérrez Amaya.