A ServiceNow lançou novas especializações em seu programa de parceiros para impulsionar oportunidades de receita e benefícios. João Marques dos Santos, Diretor de Alianças da ServiceNow para a América Latina, compartilhou detalhes com o IT Section em uma entrevista exclusiva.
IT Section: Quais são as principais mudanças anunciadas no programa de parceiros da ServiceNow e como elas impactarão os parceiros existentes?
João Marques dos Santos: As principais mudanças anunciadas para programa de parceiros da ServiceNow são as novas especializações disponibilizadas aos parceiros: Service Operations, Customer Experience e Employee Experience. Ao acessar essas especializações, os parceiros têm a vantagem de combinar a experiência com produtos e vendas por meio das conquistas de clientes, além de obter uma estratégia única de entrada no mercado. Além disso, foi lançado um portal de Parceiros melhorado, que permite trabalhar diretamente com a ServiceNow, e foi implementado um “localizador de Parceiros” que possibilita aos clientes encontrem o Parceiro certo de acordo com as suas necessidades.
Essas mudanças impactarão os parceiros de várias maneiras. Agora, eles vão receber um selo que aparecerá em seus perfis da plataforma no ServiceNow Partner Finder e, com isso, terão o desbloqueio de novas oportunidades de receita, assim, cada especialização aborda uma necessidade urgente do cliente que apresenta uma grande oportunidade de mercado inexplorada e um alto crescimento ano após ano.
IT Section: Quais são as novas especializações introduzidas no programa de parceiros da ServiceNow e como elas diferem das especializações anteriores?
João Marques dos Santos: As novas especializações introduzidas no programa de parceiros da ServiceNow são uma designação totalmente inovadora. Estamos entusiasmados em reconhecer os parceiros com essas novas funções, oferecendo a eles uma série de benefícios que acompanham a obtenção de especializações. De uma maneira inédita, estamos reconhecendo os parceiros por terem experiência em vendas e produtos, além deles conquistarem cada vez mais clientes, por meio da sua experiência.
Cada nova especialização foca em um setor diferente, e mesmo com ações variadas, elas têm o mesmo objetivo: agregar cada vez mais valor aos parceiros. Inicialmente, a Service Operations busca otimizar os processos operacionais dos clientes, garantindo que suas necessidades sejam atendidas de maneira eficiente. Os parceiros que obtêm essa especialização demonstram expertise em gerenciamento de serviços, resolução de incidentes e melhoria contínua. Ela permite que eles se destaquem no ecossistema e desbloqueiem novas oportunidades de receita.
Já a Customer Experience é focada na experiência do cliente. Ela faz com que os parceiros se tornem especialistas em fornecer soluções que aprimoram a satisfação do cliente, desde o atendimento ao cliente até a gestão de relacionamento.
Por fim, a Employee Experience foca no empoderamento dos funcionários. Os parceiros especializados são capazes de fornecer soluções que melhoram a produtividade, a colaboração e a experiência dos funcionários.
IT Section: Como essas mudanças foram recebidas pela comunidade de parceiros da ServiceNow?
João Marques dos Santos: Com base no relatório o ISG Provider Lens ServiceNow Ecosystem Partners, realizado em 2021, os parceiros do ecossistema brasileiro da ServiceNow estão aproveitando um mercado em crescimento para expandir seus negócios e a abrangência de seus serviços.
Sendo assim, no cenário atual, muitas empresas no Brasil intensificaram esforços para digitalizar fluxos de trabalho e processos nos últimos anos, muitos deles em parceria com a ServiceNow e seu crescente ecossistema de prestadores de serviços.
Com isso, tivemos uma excelente receptividade dos parceiros, que demonstram estarem entusiasmados com as novidades e os ganhos que elas podem oferecer.
IT Section: Quais são os critérios para os parceiros alcançarem as novas especializações e como a ServiceNow planeja apoiar os parceiros nesse processo?
João Marques dos Santos: Todas as especializações podem ser obtidas em nível regional e global, com dois níveis de conquista para maior diferenciação e, para isso, a ServiceNow apoia os seus parceiros constantemente. Como exemplo, essas novas especializações têm como objetivo mostrar os pontos fortes exclusivos de cada parceiro no mercado, incentivando-os a expandir seus negócios e atender às necessidades do ecossistema.
IT Section: De que forma as mudanças no programa de parceiros refletem a evolução das necessidades e demandas do mercado de tecnologia?
João Marques dos Santos: As mudanças no programa de parceiros da ServiceNow são respostas diretas à evolução das necessidades e demandas do mercado de tecnologia, que incluem a necessidade de soluções de tecnologia mais personalizadas, colaborações mais significativas e uma gama diversificada de habilidades e experiências.
Com a crescente demanda por soluções de tecnologias específicas e personalizadas para atender às necessidades variadas dos clientes, todas as mudanças no programa de parceiros visam estreitar e fortalecer as colaborações entre empresas e seus parceiros.
O renovado Programa de Parceiros ServiceNow reconhece parceiros por seus diversos conhecimentos e experiências em criar oportunidades, alcançar novos mercados e ajudar clientes em conjunto em seus esforços de transformação digital.
IT Section: Como a ServiceNow pretende alinhar as novas especializações com as tendências emergentes no setor de TI e negócios digitais?
João Marques dos Santos: A ServiceNow está monitorando ativamente as tendências emergentes e compreendendo os maiores desafios de nossos clientes para ajudar a informar a implementação de futuras especializações. A Inteligência Artificial é algo que estamos estudando, pois a vemos como uma tendência emergente.
Para um futuro, podemos utilizar uma abordagem estratégica com inteligência artificial alinhada às novas especializações para atender as tendências no setor de TI e negócios digitais. Além disso, nós estamos comprometidos em fornecer recursos para nossos especialistas, para que eles possam se manter atualizados com as últimas tendências e tecnologias. Isso nos permite oferecer soluções que não apenas atendem às necessidades atuais de nossos clientes, mas também são flexíveis e escaláveis para o futuro.
IT Section: Quais são os benefícios previstos para os parceiros que adotarem e se especializarem nas novas áreas delineadas pelo programa de parceiros da ServiceNow?
João Marques dos Santos: O destaque no ecossistema e convites para o Conselho Consultivo de Parceiros da ServiceNow são alguns dos benefícios previstos para os parceiros que adotarem e se especializarem nas novas áreas delineadas pelo programa de parceiros.
Como mencionado anteriormente, os parceiros receberão um selo que aparecerá em seus perfis do ServiceNow com maior visibilidade no ServiceNow Partner Finder e os clientes em potencial também poderão pesquisar especialistas de parceiros no Partner Finder com base nas novas especializações.
Por fim, a ServiceNow oferecerá benefícios adicionais para que os parceiros desenvolvam e ampliem seus negócios por meio de convites para o Conselho Consultivo de Parceiros da ServiceNow, a fim de garantir que suas necessidades e conselhos sejam atendidos em todo o ecossistema ServiceNow. Agora, os parceiros qualificados também terão acesso aos programas de co-marketing e a um subsídio de marketing para parceiros.