Durante o evento MWC em Barcelona, a Transatel, subsidiária da NTT DATA e fornecedora global de soluções de conectividade IoT, anunciou sua incursão na América Latina, tendo o Brasil como base regional de operações e infraestrutura.
Com sucessos na Europa, América do Norte e Japão, a Transatel agora expande sua infraestrutura de rede central na América Latina, prevendo apoiar implementações internacionais de conectividade IoT e IoV (Internet de Veículos) até 2025. A região latino-americana testemunha um crescimento substancial em ligações IoT de celulares, refletindo uma adoção crescente de soluções de Internet das Coisas nos setores de agricultura, manufatura, transporte, saúde e cidades inteligentes. Empresas buscam cada vez mais tecnologias IoT para otimizar operações, aprimorar decisões, reduzir custos e lançar novos serviços.
A Transatel já oferece conectividade de dados 2G a 5G e LTE-M através de acordos próprios com operadoras de redes móveis locais. Contudo, para ingressar efetivamente no continente, registrou-se como MVNO completo no Brasil em parceria com a TIM e instalou dois pontos de presença regionais (POP) em São Paulo e Rio de Janeiro.
O Brasil, uma das economias mais dinâmicas da América Latina, é também um mercado telecom regulamentado, o que desafia a entrada de players internacionais no setor de IoT. A Transatel, entre os provedores globais de conectividade, destaca-se por estar em total conformidade com regulações locais e normas legais, mantendo alto padrão de serviço para conectar ativos críticos IoT como veículos.
Bertrand Salomon, CEO adjunto e cofundador da Transatel, destaca: “Desde nossa fundação em 2000, priorizamos a abordagem GoLocal: capacidades globais, com suporte local. Ter uma infraestrutura no Brasil garante a mais alta qualidade de serviço para nossos clientes, desbloqueando o potencial do 5G para aplicativos críticos de IoT e IoV na América Latina e além.”
Como pioneira em conectividade IoT de banda larga e M2M, a Transatel, agora parte da NTT DATA, tornou-se uma das principais MVNOs globais de dados, oferecendo conectividade IoT gerenciada em mais de 200 países e territórios. Seus cartões (e)SIM estão integrados em milhões de dispositivos e veículos profissionais e de consumo, conectando-se perfeitamente a redes celulares em todo o mundo.
Além de sua expansão, a Transatel vislumbra sinergias crescentes dentro do grupo NTT. Com a forte colaboração entre Transatel, NTT DATA e NTT Communications (Docomo Business), grandes contratos na indústria automotiva têm sido assegurados, fortalecendo a posição do grupo no setor de TIC e garantindo acessibilidade à tecnologia IoT na América Latina.