A Red Hat renovou sua abordagem para parceiros, visando proporcionar maior simplicidade e flexibilidade. Isso envolve a atualização do relacionamento com os parceiros, o lançamento de uma nova estrutura de programa e a disponibilização de ferramentas modernizadas. Eduardo Shimizu, Diretor do Ecossistema de Parcerias e Alianças da Red Hat Brasil, revelou os detalhes em uma entrevista exclusiva ao IT Section.
IT Section: Como o Red Hat Partner Practice Accelerator Program se diferencia de outras iniciativas de capacitação para parceiros no mercado de soluções open source?
Eduardo Shimizu: O Red Hat Partner Practice Accelerator Program é um projeto único no mercado, de abrangência global, dentro do segmento open source. Oferecendo recursos, soluções e demonstrações gratuitas para revendedores, parceiros e terceiros, a Red Hat empodera seu ecossistema de colaboração permitindo que eles mesmos possam escolher quais recursos são mais interesses para seu segmento de negócios e de que maneira as capacitações oferecidas pela líder de código aberto podem transformar suas operações de TI. Por fim, diferentemente de seus concorrentes, o objetivo da iniciativa é propiciar autonomia para seus associados, dentro de uma lógica de cocriação mundial.
IT Section: Quais são os principais objetivos que a Red Hat pretende alcançar com a introdução do Red Hat Partner Practice Accelerator Program?
Eduardo Shimizu: De maneira sucinta, o objetivo da iniciativa é criar padrão de qualidade que possa ser seguido por todo o mercado de tecnologia. Afinal, muitos dos parceiros da Red Hat dentro de um setor podem ser concorrentes em outro. A partir da mentalidade da coopetição (a junção das palavras cooperar e competir), o Red Hat Partner Practice Accelerator Program estabelece as bases para um programa que não busca apenas capacitar empresas e traçar planos de negócios mais longos, mas sim, se ancora nos benefícios para os clientes que agora dispõem de uma infinidade de fornecedores de serviços para escolher.
IT Section: Como os parceiros podem se beneficiar do Red Hat Demo Platform em termos de demonstração de soluções para clientes finais?
Eduardo Shimizu: A plataforma de demos da Red Hat é um recurso exclusivo de parceiros que oferece todo o portfólio de produtos da empresa, juntamente com demonstrações dessas soluções na língua nativa dos parceiros. A Red Hat Demo Platform também oferece imersões entre um e dois dias, o que faz a diferença na hora de contratar serviços ou indicar recursos para clientes finais do mundo B2B. Além disso, o streaming também disponibiliza recursos que ainda não foram lançados no mercado, permitindo que organizações e seus clientes se organizem com antecedência com novas ferramentas e metodologias.
IT Section: Quais recursos e ferramentas específicas estão disponíveis no Red Hat Demo Platform para os parceiros demonstrarem efetivamente as soluções Red Hat aos clientes?
Eduardo Shimizu: Dentro do vasto portfólio disponível na plataforma, destacam-se as principais aplicações de tecnologia (Red Hat Enterprise Linux, Red Hat OpenShift, Red Hat Ansible Automation Platform) e de consultoria (Red Hat Technical Account Management e o Red Hat Training e Certification). Por meio dessas soluções técnicas ou recursos de orientação de negócios, parceiros podem orientar clientes (sobretudo no mundo B2B) sobre quais são as melhores opções para seus negócios e realizar comparações com softwares e serviços semelhantes no mercado.
IT Section: Como a Red Hat pretende apoiar os parceiros na implementação e adoção bem-sucedida do Red Hat Partner Practice Accelerator Program?
Eduardo Shimizu: Com o lançamento oficial do programa, a Red Hat está se reunindo com seus parceiros e colaboradores mais assíduos para prepará-los para se tornarem referências nos produtos e práticas da líder global de soluções open source. Mais do que encontros e conversas on-line, esses momentos são importantes para organizá-los para a estreia da iniciativa no mercado; afinal, serão eles os principais embaixadores dessa mentalidade disruptiva, lucrativa e transformadora, seja com o advento da Inteligência Artificial ou novas tecnologias que vislumbrarão o mundo.
IT Section: Quais são os critérios e requisitos para os parceiros participarem do Red Hat Partner Practice Accelerator Program?
Eduardo Shimizu: A Red Hat destacou algumas empresas e colaboradores que já possuem uma série de conhecimentos técnicos e comerciais mais apurados dos softwares e serviços da empresa para enviar-lhes convites exclusivos para participar do programa. Nesta lista global, enquadram-se os parceiros mais relevantes da corporação no segmento comercial (Commercial), bem como a experiência desses players nas áreas de vendas, pré-vendas e delivery das soluções da líder no mercado open source.
IT Section: Como o Red Hat Partner Practice Accelerator Program e o Red Hat Demo Platform se integram com as estratégias e objetivos gerais da Red Hat no mercado?
Eduardo Shimizu: As duas iniciativas, juntamente com o Red Hat Partner Training Portal, fazem parte dos esforços da área de Partners Ecosystem (ecossistema de parceiros) que abrange, América, Ásia, Oriente Médio, África e a Europa, para formar novas alianças de negócios. Mais do que incentivar o uso de soluções Red Hat, esses esforços nascem como uma forma de capacitar parceiros e reduzir a complexidade do mercado, a partir de boas práticas, protocolos abertos e, claro, o open source.
Se conseguimos criar um ambiente de excelência para o desenvolvimento de negócios utilizando práticas abertas de coach, management e transmissão de dados, então o principal beneficiário é cliente, que agora tem à mão um sem-número de prestadores de serviços e criadores de produtos que estão apoiados em tecnologias inovadoras, compatíveis e, principalmente, seguras.
IT Section: Quais tipos de suporte e recursos adicionais a Red Hat está fornecendo aos parceiros para maximizar o valor do programa de aceleração de práticas?
Eduardo Shimizu: Como mencionado acima, nesta primeira fase de organização e adoção do Red Hat Partner Practice Accelerator Program, o foco será orientar parceiros mais familiarizados com os valores e a cultura da Red Hat. Futuramente novos recursos poderão ser disponibilizados para expandir a abrangência do programa.
IT Section: Como a Red Hat está medindo o sucesso e o impacto dessas novas iniciativas de parceria para os parceiros e clientes finais?
Eduardo Shimizu: Para estimar a taxa de sucesso da Red Hat no mercado, a cada dois anos, a empresa disponibiliza um relatório sobre o estado do open source dentro de organizações. Na última edição, de 2022, a líder de soluções abertas ouviu quase 1.300 companhias e foi categórica em afirmar a preferência do mercado por soluções open source. É certo que a amostragem é ainda pequena frente ao pujante ecossistema de pequenas e médias empresas (MPME) nacional e internacional, em tempo, o estudo atesto desenvolvimento rápido da mentalidade open no cenário mundial, a qual, pouco a pouco vai se tornando uma importante aliada para promover desenvolvimento, segurança e inovação nos quatro cantos do globo.
IT Section: Quais são os planos futuros da Red Hat para continuar evoluindo e aprimorando esses programas de parceria com base no feedback dos parceiros e nas demandas do mercado?
Eduardo Shimizu: No futuro próximo, além de implementar o Red Hat Partner Practice Accelerator Program, como marca da nova fase do ecossistema de parcerias da corporação em âmbito mundial, a Red Hat desenvolverá iniciativas voltadas aos âmbitos locais, permitindo que associados e colaboradores da países da América Latina tenham mais fôlego em suas jornadas digitais e se tornem especialistas em seus respectivos segmentos, com seus clientes e demais participantes do mercado em que se encontram.