A Fortinet ® (NASDAQ: FTNT), líder global em segurança cibernética, anunciou na conferência Accelerate 2024, realizada em Las Vegas, a última versão do seu sistema operacional, FortiOS, e melhorias cruciais na sua plataforma de segurança cibernética, o Fortinet Security Fabric.
O FortiOS 7.6, a versão mais recente, traz consigo uma série de recursos novos e aprimorados, capacitando os clientes a gerenciarem melhor os riscos, reduzirem a complexidade e proporcionarem uma experiência de usuário superior em toda a rede. As melhorias abrangem áreas como Secure SD-WAN, serviço de acesso seguro de borda (SASE), acesso à rede zero trust (ZTNA), automação, provisionamento, isolamento remoto do navegador e monitoramento da experiência digital (DEM), oferecendo opções de consumo flexíveis (SaaS ou PaaS).
Ken Xie, fundador, presidente do Conselho e CEO da Fortinet, enfatizou a evolução contínua da empresa: “Fundamos a Fortinet com base no princípio de fortalecer as redes dos nossos clientes, convergindo rede em rede segura. Para isso, passamos as duas últimas décadas focados no desenvolvimento orgânico das nossas soluções em torno de um sistema operacional e investimos no FortiASIC, nossos processadores de computação especializados. Hoje, o FortiOS é o sistema operacional de segurança de rede em tempo real mais poderoso do mundo, capaz de simplificar o gerenciamento de conteúdo, aplicações, usuários, dispositivos, dados e locais.”
Uma das características destacadas do FortiOS 7.6 é a integração do FortiAI (anteriormente Fortinet Advisor) nativamente dentro da base de dados central da Fortinet, FortiAnalyzer, e seu console de gerenciamento unificado, FortiManager. Isso expande o uso da IA Generativa (Generative AI, GenAI) para análise de ameaças e implantação de produtos, melhorando a análise e resposta a ameaças e simplificando as operações de rede e segurança.
Além disso, o FortiOS 7.6 apresenta recursos aprimorados de proteção de dados em toda a rede, combinando proteção de dados centralizada com pontos de aplicação em todo o Fortinet Security Fabric para permitir que mais empresas adotem e gerenciem uma estratégia completa de prevenção de perda de dados (DLP).
As atualizações não se limitam ao FortiOS 7.6; o Fortinet Security Fabric também recebeu melhorias significativas. O agente unificado da Fortinet, FortiClient, agora integra detecção e resposta completa de endpoint (EDR), adicionando proteção contra ransomware, detecções baseadas em comportamento e resposta automatizada, além de oferecer maior visibilidade, controle e acesso remoto ZTNA.
A Fortinet também está expandindo seus serviços para combater a escassez de habilidades cibernéticas, incluindo opções para serviços SIEM e SOAR prontos para uso no FortiAnalyzer, além de um serviço gerenciado do FortiGate para apoiar equipes de operações de rede. Essas iniciativas refletem o compromisso da Fortinet em apoiar seus parceiros e clientes na transformação digital e na segurança cibernética.
O Fortinet Security Fabric, resultado de mais de duas décadas de desenvolvimento e inovação, oferece uma abordagem de plataforma para segurança cibernética, integrando mais de 50 produtos e serviços de nível empresarial. Essa ampla cobertura, combinada com APIs abertas e um ecossistema de parceiros de aliança tecnológica profunda, permite que os clientes construam uma plataforma adaptada às suas necessidades exclusivas.