Um recente relatório da Check Point Software revelou que mais de 90% dos ataques a empresas em todo o mundo têm origem em e-mails maliciosos, destacando a prevalência do phishing como uma ameaça significativa à segurança cibernética.
De acordo com a empresa de cibersegurança, nos últimos 30 dias (março de 2024), 62% dos arquivos maliciosos foram distribuídos por e-mail. A análise também demonstrou que um em cada 379 e-mails contém esse tipo de arquivo, sendo o formato PDF o mais comum, com uma frequência de 59%.
A equipe de pesquisadores da Check Point Software enfatizou a evolução do e-mail desde sua criação em 1965 até se tornar uma ferramenta de comunicação crucial e, ao mesmo tempo, um alvo central para cibercriminosos. Destacaram ainda que, na América Latina, uma organização está sendo alvo em média 1.767 vezes por semana, com 72% dos arquivos maliciosos chegando via web.
No Brasil, a média de ataques por semana nos últimos seis meses foi de 1.817 por organização, comparado a 1.168 ataques por organização globalmente. Além disso, nos últimos 30 dias, o PDF foi o tipo de arquivo mais malicioso anexado via e-mail (64%) e via web (38%) no país.
O relatório ressalta como o phishing evoluiu ao longo dos anos, empregando técnicas sofisticadas, incluindo a falsificação de identidade e o uso de Inteligência Artificial. Esses ataques têm afetado grandes empresas em todo o mundo, com a Microsoft sendo a marca mais visada, representando 38% dos ataques de phishing globalmente, seguida pelo Google e LinkedIn.
A Check Point Software recomenda a implementação de soluções robustas de segurança de e-mail, a educação dos usuários e a manutenção de uma cultura de vigilância para combater essas ameaças cibernéticas em constante evolução.
Para garantir a segurança e integridade das operações empresariais, a Check Point Software oferece o Harmony Email & Collaboration, reconhecido como a solução mais eficaz na proteção de e-mails e comunicações, com uma taxa de sucesso de 99,8%, de acordo com o relatório Omdia Universe Email Security 2024.