A NetApp® (NASDAQ: NTAP) lançou seu Relatório Anual de Complexidade na Nuvem, revelando tendências marcantes na implementação da Inteligência Artificial (IA) em escala global. O estudo destaca a divisão entre líderes e retardatários em IA, ressaltando a importância de uma abordagem unificada de dados para o sucesso nesta era emergente.
O gerente geral e vice-presidente sênior de Armazenamento em Nuvem da NetApp, Pravjit Tiwana, enfatiza que “IA é tão boa quanto os dados que a alimentam”, sublinhando a necessidade de dados unificados e confiáveis para impulsionar iniciativas de IA bem-sucedidas.
O relatório destaca uma clara divisão entre líderes e retardatários em IA em várias áreas:
- Regiões: Enquanto 60% dos países líderes em IA têm projetos em andamento ou teste, apenas 36% dos retardatários estão na mesma situação.
- Setores: A tecnologia lidera com 70% dos projetos, seguida por Serviços Bancários e Financeiros (55%) e Manufatura (50%), enquanto Saúde (38%) e Mídia e Entretenimento (25%) ficam atrás.
- Tamanho da empresa: Empresas maiores (mais de 250 funcionários) têm mais projetos em andamento (62%) em comparação com empresas menores (36%).
Marcos Gaspar, da NetApp Brasil, destaca que “o surgimento da IA está inaugurando uma nova era de disrupção ou morte”, ressaltando a importância da preparação de dados e de uma infraestrutura de dados inteligente para o sucesso nesta era.
Apesar do progresso entre os retardatários em IA na otimização de seus ambientes de TI, a necessidade de inovação rápida é destacada, especialmente considerando desafios como custos de TI crescentes e segurança de dados.
Os líderes em IA planejam aumentar os investimentos em CloudOps e segurança de dados em 2024, indicando uma tendência crescente em direção à nuvem para apoiar os objetivos de IA das empresas globais.
O estudo, realizado em parceria com a Savanta, envolveu mais de 1.300 executivos de tecnologia e dados em 10 mercados-chave. Para acessar o relatório completo, visite aqui.