A Zebra Technologies Corporation (NASDAQ: ZBRA), líder em soluções digitais, anunciou uma colaboração com o Google e a Qualcomm Technologies, Inc. O objetivo é melhorar a experiência dos clientes, aumentar a produtividade dos funcionários e aproveitar as vantagens da IA generativa. Esta iniciativa visa ajudar trabalhadores da linha de frente a tomar decisões mais informadas e a oferecer processos de integração e treinamento mais rápidos, especialmente em um contexto de desafios na disponibilidade de mão-de-obra e aumento dos custos.
Do back-office às lojas, os profissionais poderão utilizar um serviço de chat integrado em seus dispositivos móveis para acessar informações e responder perguntas específicas, como “que tipo de fiação usar para um painel elétrico de 100 watts?” ou “como abrir a loja?”. Estas capacidades serão alimentadas por IA generativa, que processará documentação sobre procedimentos operacionais padrão (SOP), políticas, formação de funcionários e informações sobre produtos.
Transformação com IA Generativa
“Queremos transformar as conversas em torno da IA generativa, entendendo o que ela pode fazer para criar novas formas de trabalho que melhorem a vida das empresas, funcionários e clientes”, afirma Alfonso Caraveo, diretor de engenharia e soluções para a América Latina da Zebra Technologies. Segundo ele, a fusão entre os sistemas de planejamento e execução nas empresas será acelerada pela IA generativa, que automatizará tarefas, responderá a solicitações e fará recomendações baseadas no contexto e necessidades pontuais de cada trabalhador.
Uma cadeia de supermercados europeia está utilizando IA generativa e dispositivos móveis da Zebra, alimentados com toda a sua biblioteca de SOPs. “Os colaboradores têm à disposição um assistente digital com um grande volume de informações sobre políticas internas, procedimentos e especificações de produtos”, destaca Caraveo. Com essa tecnologia, a cadeia está economizando tempo, melhorando as interações com os clientes, capacitando as equipes mais rapidamente e oferecendo mais autonomia aos trabalhadores da linha de frente.
As vantagens dessa tecnologia poderão ser aplicadas em empresas dos setores de varejo, saúde, transporte e logística. Os dispositivos da Zebra, baseados no sistema operacional Android e equipados com processadores Qualcomm com recursos de IA, estão no centro dessa transformação.
“Estamos entusiasmados em trabalhar com a Zebra para oferecer experiências transformadoras aos clientes e melhorar a produtividade dos funcionários por meio de IA generativa”, afirma Art Miller, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Qualcomm Technologies, Inc. Os novos dispositivos da Zebra permitirão que organizações aproveitem todo o poder da IA para melhorar a tomada de decisões e acelerar a integração e treinamento de novos funcionários.
A tecnologia da Zebra, combinada com os modelos Gemini e Gemma de código aberto do Google, possibilita a implementação de IA generativa em dispositivos, no local, na nuvem ou em sistemas híbridos. “A IA generativa está mudando a forma como muitas organizações operam, impulsionando uma nova era de interação entre clientes e empresas”, afirma Rouzbeh Aminpour, gerente global de engenharia de soluções de varejo do Google Cloud. Usando os principais recursos de IA generativa do Google Cloud, a Zebra pode capacitar funcionários de vários setores, tornando seu trabalho mais produtivo.





