A Dynatrace, líder em observabilidade e segurança unificadas, revelou uma evolução significativa em sua plataforma. A adição de recursos de Gerenciamento de Postura de Segurança de Kubernetes (Kubernetes Security Posture Management – KSPM) amplia os horizontes da proteção oferecida, focando no monitoramento abrangente de proteção, configuração e conformidade, tudo isso alimentado pela observabilidade. Esta atualização sucede a integração ágil da tecnologia Runecast na plataforma Dynatrace®, após a bem-sucedida aquisição da empresa no início deste ano.
Fortalecendo a segurança de aplicações nativas em nuvem
A nova oferta de Gerenciamento de Postura de Segurança de Kubernetes da Dynatrace é construída sobre os pilares de proteção de segurança já consolidados da marca. Incluindo análises de vulnerabilidade em tempo de execução (Runtime Vulnerability Analytics – RVA) e proteção de aplicações em tempo de execução (Runtime Application Protection – RAP), esses recursos aprimorados visam fortalecer a segurança de aplicações nativas em nuvem na plataforma Dynatrace. Combinando esses elementos, a solução oferece uma abordagem inovadora para a postura de segurança e conformidade, beneficiando equipes de DevSecOps, segurança, engenharia de plataforma e Engenharia de Confiabilidade de Sites (SRE).
KellyAnn Fitzpatrick, Analista Sênior da RedMonk, destaca a importância dessas melhorias: “À medida que as cargas de trabalho se tornam mais dinâmicas, integrar o KSPM ao ciclo de vida de implementação é essencial para a proteção dos ambientes Kubernetes e para a adesão às melhores práticas e padrões”. Fitzpatrick enfatiza que a nova solução de KSPM da Dynatrace visa capacitar as equipes a abordarem proativamente os riscos e obterem visibilidade completa sobre sua postura de segurança, status de conformidade e vetores de ataque.
A Dynatrace utiliza sua Inteligência Artificial Hipermodal Davis® para permitir que as equipes detectem instantaneamente os riscos em suas implementações Kubernetes e priorizem automaticamente a correção com base na exposição ao risco. Essa abordagem escalável e precisa é complementada pela Inteligência Artificial Generativa, aumentando a produtividade das equipes. Esses recursos combinados fornecem insights abrangentes sobre aplicações nativas em Nuvem, fortalecendo a postura de segurança em implementações Kubernetes enquanto garantem a conformidade com frameworks regulatórios e padrões do setor.
Bernd Greifeneder, Diretor de Tecnologia da Dynatrace, ressalta a necessidade contínua de evolução nas soluções de segurança em nuvem: “À medida que a superfície de ataque de aplicações em Nuvem continua a aumentar e os atacantes visam a má configuração da infraestrutura em Cloud, APIs (mecanismos de comunicação entre componentes de software) e a própria cadeia de fornecimento de software em si, as empresas devem evoluir suas soluções e processos para garantir que suas tecnologias em Nuvem, incluindo Kubernetes, estejam constantemente protegidas contra os últimos riscos e capacitar equipes para operar com as melhores práticas.”
Disponibilidade
A nova solução de Gerenciamento de Postura de Segurança de Kubernetes da Dynatrace estará disponível no segundo semestre de 2024, marcando um avanço significativo no cenário da segurança digital em nuvem e nas operações de DevSecOps.