A Medilar, com mais de 25 anos de experiência em Gestão de Saúde, adotou novas ferramentas de comunicação e gestão da jornada do cliente, em parceria com a Dígitro Tecnologia, para garantir eficiência operacional no serviço de ambulâncias e atendimento pré-hospitalar. A empresa, que protege cerca de 3 milhões de vidas e atende mais de 40 cooperativas do grupo Unimed, centralizou seu sistema de comunicação, melhorando a segurança dos dados e a qualidade do atendimento.
Com um call center médico em Ribeirão Preto e 13 bases operacionais pelo país, a Medilar enfrentou um desafio significativo durante a pandemia. O volume de atendimentos diários saltou de mil para 18 mil chamadas, e a equipe carecia de dados seguros sobre o volume de pacientes atendidos. A solução veio da Dígitro Tecnologia, que implementou as ferramentas UNA e Interact para substituir as linhas fixas e centralizar o atendimento em uma única plataforma.
Benefícios da nova tecnologia
Ricardo André de Oliveira, Gerente de TI da Medilar, destacou as exigências para a nova solução. “Tínhamos diversas linhas fixas e analógicas, com várias operadoras. Migramos toda a comunicação para a Dígitro em busca de uma tecnologia que fosse flexível de acordo com o dinamismo do serviço que prestamos”. Ele enfatiza que a mudança proporcionou maior confiabilidade das informações e estabilidade nos serviços de telefonia. “Termos um sistema próprio de comunicação onde todas as informações são integradas aumentou a sinergia entre os setores da empresa, aumentando a produtividade e permitindo a realocação da equipe para atividades de maior valor agregado”, afirma.
A implementação das tecnologias trouxe resultados expressivos. Ricardo destacou a confiabilidade das informações, a estabilidade dos serviços de telefonia e a facilidade de integração com outras ferramentas de gestão. “Hoje temos total confiança no sistema de telefonia da Medilar e isso libera o nosso tempo para planejar outros tipos de melhorias para a empresa”, afirma.
Agenor Jr, Gerente de Produto da Dígitro Tecnologia, explica a importância de entender o perfil da demanda dos clientes do segmento de saúde para entregar uma solução tecnológica eficiente. “Quando o telefone toca em um serviço de emergência, quanto mais rápido o paciente for atendido, maior é a chance de sucesso do atendimento. Sendo assim, buscamos desenvolver uma tecnologia que permita aprimorar esta experiência para que o cliente final receba o atendimento que merece”, conclui Agenor.