A Trend Micro, líder global em segurança cibernética, lançou a versão em português do seu assistente de inteligência artificial (IA) generativa de cibersegurança, o Trend Vision One™ – Companion. Esta ferramenta foi desenvolvida para auxiliar analistas de segurança e simplificar fluxos de trabalho.
“O lançamento é um marco crucial, pois ao superar a barreira do idioma, o assistente de IA generativa democratiza o acesso a ferramentas avançadas de cibersegurança, abrindo portas para talentos emergentes que antes poderiam ter sido excluídos por não falarem inglês ou espanhol”, destacou Juan Pablo Castro, diretor de Estratégia e Tecnologia de Cibersegurança da Trend Micro.
O ‘Trend Companion’ reduz pela metade o tempo gasto pelos analistas em avaliações manuais de riscos e investigações de ameaças. Sua interface de linguagem simples explica e contextualiza alertas, realiza triagens com recomendações de ações e decodifica scripts complexos, auxiliando os analistas nas consultas mais sofisticadas.
Desafios da IA
Embora a IA ofereça grandes promessas, também proporciona oportunidades para cibercriminosos realizarem golpes e fraudes de maneira mais eficaz, utilizando táticas de phishing difíceis de detectar e deepfakes (sons, imagens e vídeos digitais que simulam a realidade).
Em estudo recente da Trend Micro, 72% dos entrevistados expressaram empolgação com o potencial da IA para melhorar a qualidade das tarefas e descobrir novas oportunidades. No entanto, 65% se preocupam com o papel da IA na disseminação de desinformação, e 58% estão apreensivos com o uso indevido de suas imagens pela IA. Além disso, existem vulnerabilidades nos próprios aplicativos de IA que, sem proteção, podem levar ao direcionamento inadequado dos consumidores ou à exposição acidental de dados privados.
“A IA generativa representa uma mudança de infraestrutura que exige que usemos nossa longa história de compreensão das ameaças digitais para enfrentar o momento e desenvolver soluções inovadoras. Nosso objetivo é garantir que todos os usuários, desde consumidores individuais até as maiores organizações do mundo, possam aproveitar todo o potencial da IA com segurança e confiança”, afirmou Eva Chen, cofundadora e CEO da Trend Micro.