Em uma iniciativa pioneira no Brasil, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (SEDESE) apresenta o programa “Mapeia Minas”, destinado à prevenção e mitigação de desastres naturais por meio da tecnologia. O projeto, desenvolvido em parceria com a SoftwareOne e utilizando recursos de nuvem da AWS (Amazon Web Services), visa monitorar riscos de eventos climáticos, protegendo comunidades vulneráveis e auxiliando na gestão municipal.
Tecnologia de ponta em ação
O “Mapeia Minas” é resultado de mais de 600 horas de trabalho da SoftwareOne, combinando tecnologias avançadas de nuvem da AWS para fornecer georreferenciamento e análise de dados. Essas ferramentas aprimoram a capacidade de tomada de decisão das entidades governamentais do estado diante de situações de emergência.
Cleyton Leal, Líder de Serviços de Aplicativos da SoftwareOne, destaca: “Além dos benefícios aos cidadãos, principalmente os que estão em risco, o sistema também ajudará muito a gestão dos municípios, apoiando o planejamento do período corrente para que o município possa mitigar riscos futuros, o que também é um grande objetivo da ferramenta.”
O programa surge em um contexto crítico para Minas Gerais, que enfrentou sérios problemas relacionados a chuvas intensas nos últimos anos. Com metade dos municípios em situação de emergência ou calamidade em 2022, a necessidade de medidas preventivas se tornou crucial.
Elder Gabrich, Assessor Especial na Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de Minas Gerais, explica: “Tivemos um 2021 muito atípico que acabou nos demandando novas ações, foi quando começamos a discutir o que poderia ser feito para prevenir que essas famílias fossem atingidas por eventos climáticos de uma maneira tão severa.”
Próximos passos e expansão
O MVP do “Mapeia Minas” já foi entregue à SEDESE, marcando um avanço significativo. O projeto agora mira a expansão para outros estados por meio do COSUD (Consórcio de Integração Sul e Sudeste). O objetivo é fornecer informações estratégicas para enfrentar desastres naturais, reduzindo o impacto nas comunidades e melhorando a qualidade de vida da população.