A Deutsche Telekom Global Business, uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo, está integrando funcionalidades de Inteligência Artificial (IA) ao seu serviço de Premium Internet Underlay (PIU). Lançado no Brasil no final do ano passado, o PIU agora incorpora a tecnologia Hyperscaling de redes.
Com a aplicação da IA, a Deutsche Telekom pode coletar e analisar dados históricos de toda a estrutura de rede para estabelecer padrões de comportamento. “Isso permite ao PIU aprender, correlacionar e centralizar dados para identificar o que causou ou pode gerar um problema e corrigir ou atuar de maneira preventiva, sem interrupções ao usuário, que pode se conectar de forma segura a sites globais, data centers e ambientes multicloud com alto desempenho, baixa latência e redução de custos”, explica Douglas Falsarella, Solution Designer da Deutsche Telekom.
Avanço tecnológico e velocidade
Lançado no Brasil no fim de 2023, o PIU já contava com um algoritmo de machine learning (ML) e pode ser integrado à rede internet existente do cliente através do próprio CPE (Customer Premises Equipment). O serviço foi criado para atender aos exigentes requisitos de desempenho das redes empresariais privadas, fornecendo um acordo de nível de serviço (SLA) melhorado, que garante qualidade superior em videoconferências e segurança na troca de informações.
Com a nova camada de IA, o PIU decide qual o melhor caminho e método de roteamento para otimizar o desempenho da rede. “A tecnologia leva em consideração fatores como latência, largura de banda disponível e prioridades de aplicativos, respondendo a picos instantâneos e solicitando mais largura de banda de forma dinâmica ou redirecionando essa demanda, por meio de nosso backbone multicloud híbrido dedicado”, completa Falsarella.
Compatibilidade e conformidade
O PIU é compatível com qualquer solução de sobreposição, como SD-WAN, IP-SEC ou ZTNA, e pode ser combinado com soluções de Secure Access Service Edge (SASE), como Zscaler e Fortinet. Além disso, o serviço está aderente a todas as legislações globais, incluindo as mais regulamentadas, como a da China.