Uma pesquisa realizada pela NordVPN, especializada em cibersegurança, revela que, em maio, os brasileiros enfrentaram mais de 60 milhões de tentativas de infecção por malware. Sites de conteúdo adulto, hospedagem de vídeo gratuitos e imitações de marcas famosas são as principais fontes dessas ameaças.
O estudo destaca que, no período analisado, o recurso Threat Protection Pro da NordVPN bloqueou mais de 5 bilhões de anúncios intrusivos e quase 40 bilhões de rastreadores. O Brasil é o terceiro país mais afetado na América do Norte e Latina, com quase 3 milhões de incidentes relacionados a malware. Os Estados Unidos lideram com 50 milhões de incidentes, seguidos pelo Canadá, com 13 milhões.
“Todos os dias enfrentamos ameaças cibernéticas sem sequer perceber. Mesmo que não vejamos malwares ou rastreadores a olho nu, ou possamos lidar com a irritação causada por anúncios intrusivos, isso não nos salva de problemas graves de privacidade e cibersegurança. Devemos melhorar nosso conhecimento e usar ferramentas tecnológicas confiáveis para evitar essas ameaças”, afirma Adrianus Warmenhoven, consultor de cibersegurança da NordVPN.
Focos de infecção
A pesquisa revela que, de 1º de janeiro a 31 de maio, o Threat Protection Pro bloqueou mais de 24 milhões de links maliciosos em sites de conteúdo adulto, 16 milhões em sites não categorizados e 13 milhões em sites de serviços web. Os cibercriminosos usam grafias enganosas de marcas populares para enganar as vítimas e levá-las a clicar em links de phishing e baixar arquivos infectados. As marcas mais imitadas incluem Office365, Gazprom, AT&T, Facebook e Bet365.
Rastreadores e anúncios intrusivos
Rastreadores web, como scripts especiais, cookies do navegador ou pixels de rastreamento, coletam informações sobre a atividade do usuário e, em caso de violação de dados, podem cair nas mãos de hackers. Desde 1º de janeiro, o Threat Protection Pro bloqueou 39 bilhões de rastreadores, principalmente de sites de hospedagem de vídeo gratuitos e armazenamento online. Anúncios invasivos também são comuns em sites de hospedagem de vídeo, conteúdo adulto e sites de anúncios, podendo infectar dispositivos ao vincular usuários a sites maliciosos e coletar dados de atividade na web.
Dicas de segurança
Para se proteger contra ameaças cibernéticas comuns, Adrianus Warmenhoven aconselha:
- Desenvolver bons hábitos de cibersegurança, como verificar a ortografia de sites antes de clicar.
- Verificar, baixar, escanear e instalar arquivos com cuidado, utilizando ferramentas anti-malware.
- Ter cuidado com os sites acessados, especialmente aqueles propensos a hospedar malware.
Para saber mais sobre a pesquisa, acesse NordVPN Online Threats Statistic.