A Forcepoint, líder global em cibersegurança, anunciou Ryan Windham, ex-diretor de estratégia e clientes, como seu novo CEO. Ele substitui Manny Rivelo, que se aposentou do cargo, embora continue atuando como consultor até 1º de agosto. A mudança faz parte de uma transição de liderança já planejada pela empresa.
“O Conselho expressa sua gratidão pelas muitas conquistas que a Forcepoint alcançou sob a liderança de Manny. Incluindo a venda dos negócios governamentais e a navegação pelos desafiadores anos de pandemia enquanto impulsionava a transformação organizacional e tecnológica da empresa”, disse Andrew Kowal, sócio da Francisco Partners.
Windham traz 25 anos de experiência em inovação e liderança em segurança cibernética, automação e IA/ML. Durante seu tempo como diretor de estratégia e clientes na Forcepoint, ele foi fundamental na colaboração multifuncional nas áreas de sucesso do cliente, gerenciamento de produtos e entrada no mercado, alinhando a missão de negócios e o roteiro do produto com as necessidades estratégicas dos clientes globais.
Trajetória profissional
Antes de ingressar na Forcepoint em 2023, Windham foi CEO da AppViewX, onde ajudou a alcançar uma taxa de retenção de clientes de 95% e um crescimento de 80% na receita de assinaturas ano após ano. Ele também foi CEO da Cedexis, adquirida pela Citrix em 2018, e ocupou cargos de gerência sênior em empresas como Imperva, F5 Networks e Websense.
“A Forcepoint está bem-posicionada para o futuro como líder na priorização exclusiva da segurança de dados em todos os pontos de contato e dispositivos possíveis onde as pessoas geram e armazenam informações confidenciais. A mentalidade estratégica e inovadora de Ryan impulsionará a empresa para frente através da emocionante mudança atual nos negócios – utilização e proteção IA para vantagem competitiva”, afirmou Brian Decker, sócio da Francisco Partners.
“Este é um momento de círculo completo para mim, retornar à liderança da Forcepoint depois de passar quase uma década do início de minha carreira na Websense em funções corporativas e de desenvolvimento de produtos”, disse Windham. “Trabalhei em estreita colaboração com Manny para desenvolver a engenharia da Forcepoint em modelos de linguagem e IA generativa, impulsionando a inovação em segurança de dados. Estou ansioso para continuar a colaboração em toda a empresa para ajudar nossos clientes e parceiros em todo o mundo a acelerar com segurança suas estratégias de transformação para o futuro.”