A Itaipu Binacional escolheu a Commvault como sua nova solução de proteção de dados após uma rigorosa prova de conceito (POC). A Commvault se destacou ao atender todos os critérios estabelecidos pela empresa, proporcionando maior dinamismo e produtividade através de uma interface integrada. O processo de avaliação, que durou cerca de cinco meses, revelou a Commvault como a única solução capaz de satisfazer todas as exigências da Itaipu.
A Itaipu Binacional, operadora da Usina Hidrelétrica de Itaipu, enfrentava desafios com o software de backup e restore utilizado anteriormente, que não acompanhava as demandas crescentes da equipe de TI. A necessidade de mais versatilidade levou a empresa a realizar uma POC entre agosto e novembro de 2021. O projeto incluiu uma réplica do ambiente de TI para testar diversas soluções concorrentes. Marcos Fernando Veit, analista sênior de suporte de TI da Itaipu, destacou: “Nesses testes conseguimos verificar cada detalhe: processos manuais, processos que eram possíveis automatizar, agilidade da solução, tudo.”
Durante a POC, a Itaipu exigiu uma solução que suportasse integração com LTO (backup em fita) e oferecesse alternativas para migração futura para a nuvem. A tabela de pontuação da avaliação focou em infraestrutura de suporte no Brasil e Paraguai, qualidade com fita e versatilidade com bancos de dados para backups automatizados. A empresa possui data centers Tier III no Brasil e no Paraguai, funcionando como uma nuvem híbrida para garantir a continuidade das operações em caso de interrupções.
Com a implementação da Commvault, a Itaipu observou uma redução de 50% no tempo de backup e restore, com a configuração de backups passando de um dia para apenas alguns minutos. A solução também trouxe melhorias no controle de acesso e na gestão de licenças, resultando em economia e maior segurança. Veit comentou: “A Commvault de longe foi a mais completa, além de ser muito boa e também a mais versátil.”
A escolha da Commvault pela Itaipu Binacional representa um avanço significativo na proteção de dados e eficiência operacional, atendendo com precisão às necessidades da empresa em um mercado altamente competitivo.