O Centro de Competência Embrapii CPQD em Open RAN anunciou um novo programa de formação e capacitação de profissionais na área de conectividade, com foco na tecnologia de redes de acesso por rádio abertas (Open RAN). Esta iniciativa é uma colaboração com a TIP Academy, uma plataforma de aprendizado online gerida pelo Telecom Infra Project (TIP), que apoia o desenvolvimento de soluções avançadas para infraestrutura de conectividade.
“O treinamento em Open RAN é um dos pilares do nosso Centro de Competência. A TIP Academy é reconhecida internacionalmente nessa área, oferecendo um treinamento que promove a progressão gradual nas habilidades dos alunos e um certificado altamente valorizado no setor de telecomunicações”, destaca Fuad Abinader, coordenador técnico do Centro de Competência Embrapii CPQD em Open RAN.
Objetivo do programa
O principal objetivo do programa, denominado Open RAN Journey, é difundir o conhecimento sobre as tecnologias e benefícios do Open RAN. O curso é oferecido em vários níveis, do básico ao avançado, com a primeira turma iniciando no dia 02 de setembro, com capacidade para 50 alunos. Eniceli Rodrigues, gestora de projetos do CPQD, explica que a capacitação inicial tem duração de 28 horas, divididas entre o curso Desvendando o Open RAN, ministrado pela TIP Academy, mentorias pela equipe do CPQD e um módulo de Empreendedorismo Tecnológico.
“O curso Desvendando o Open RAN foi desenvolvido para atender às necessidades de capacitação identificadas pelo CPQD, preparando os alunos para níveis mais avançados”, afirma Eniceli Rodrigues. As aulas serão assíncronas e flexíveis, abordando padronização e iniciativas em Open RAN, casos de uso, interfaces abertas, funcionalidades de Inteligência Artificial e machine learning na arquitetura Open RAN, entre outros tópicos.
Mentoria e empreendedorismo tecnológico
Além do curso teórico, os alunos participarão de mentorias para aprofundar o conhecimento adquirido. Serão duas horas semanais de mentoria durante quatro semanas, em dias e horários a serem definidos. O módulo de Empreendedorismo Tecnológico, por sua vez, visa ampliar a visão dos alunos sobre as oportunidades para desenvolvimento de novos produtos, serviços ou modelos de negócios proporcionados pelas tecnologias Open RAN.
Próximos níveis e inscrições
Após a conclusão da capacitação de nível básico, os alunos passarão por uma avaliação para definir sua aptidão para os níveis intermediário (Open RAN Profissional) e avançado (Open RAN Expert). O público-alvo inclui profissionais de empresas integradoras, operadoras de telecomunicações, pesquisadores e estudantes universitários das áreas de Engenharia Eletrônica, Telecomunicações, Elétrica, Análise de Sistemas, Computação, Engenharia de Software e afins. As inscrições para a primeira turma estarão abertas de 1.º a 23 de agosto, por intermédio deste link.