A Vivo reportou robustos resultados financeiros no segundo trimestre de 2024, com um aumento significativo em seus principais indicadores. A empresa registrou um lucro de R$ 1,2 bilhão, representando um crescimento de 8,9% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado do semestre, o lucro alcançou R$ 2,1 bilhões, um aumento de 8,2%.
Crescimento em receita móvel e fixa
A receita total do trimestre foi de R$ 13,7 bilhões, uma elevação de 7,4% em comparação ao ano anterior. Nos primeiros seis meses de 2024, a receita totalizou R$ 27,2 bilhões, um incremento de 7,0%. O segmento de serviços móveis cresceu 8,8% no trimestre, atingindo R$ 8,9 bilhões, com destaque para o pós-pago, que teve um aumento de 9,7%, somando R$ 7,4 bilhões. A receita fixa cresceu 3,9%, alcançando R$ 4,0 bilhões, com a fibra óptica se destacando ao ampliar seu faturamento em 17,1%, totalizando R$ 1,8 bilhão.
A Vivo manteve uma gestão financeira eficiente, com EBITDA de R$ 5,5 bilhões, um crescimento de 7,3%, com margem de 39,9%. Excluindo a linha de Outras Receitas (Despesas) Operacionais, o EBITDA aumentou 10,6%, com margem de 40,8%. O Fluxo de Caixa Livre foi de R$ 3,1 bilhões no trimestre, um aumento de 23,1% devido ao crescimento do EBITDA e à manutenção do nível de investimentos.
Os custos totais do trimestre, excluindo depreciação e amortização, foram de R$ 8,2 bilhões, um aumento de 7,5% devido à maior atividade comercial, parcialmente compensada por eficiências operacionais. Os investimentos somaram R$ 2,3 bilhões, direcionados principalmente ao reforço da rede móvel e à expansão da cobertura 5G, além da ampliação da rede de fibra óptica.
Expansão digital e sustentabilidade
A Vivo expandiu seu ecossistema digital com serviços de cloud, cibersegurança e IoT, alcançando R$ 3,6 bilhões em receita nos últimos 12 meses, um aumento de 19,0%. A empresa também firmou um contrato para adquirir a IPNET, especializada em cloud computing, por até R$ 230 milhões, fortalecendo sua presença no segmento.
Em termos de sustentabilidade, a Vivo anunciou novos compromissos ESG, incluindo a meta de atingir zero emissões líquidas até 2035 e a ampliação da diversidade em sua força de trabalho. “Mais uma vez crescemos com consistência, principalmente as receitas, o EBITDA e o lucro. São repetidos trimestres com números sólidos e forte retorno financeiro aos nossos acionistas. Isso se deve à estratégia de oferecer serviços que potencializam a digitalização dos clientes, sejam eles consumidores ou empresas,” afirmou Christian Gebara, presidente da Vivo.
A Vivo continua a consolidar suas ações sustentáveis em seu Relato Integrado, destacando seu propósito de “Digitalizar para Aproximar” e seu compromisso com o crescimento sustentável e ético.