O Grupo Sonda, uma das maiores redes de supermercados de São Paulo, está completando 50 anos de existência e comemora a modernização de sua infraestrutura tecnológica com a implementação da tecnologia Nutanix. A migração envolveu a substituição de dois data centers próprios por um serviço de co-location, resultando na redução do número de servidores de 130 para apenas 15 e uma significativa economia em gastos com energia elétrica.
Alexander Bezuti, gerente de TI do Sonda, descreve a reestruturação como uma mudança de comportamento e cultura. “Não foi apenas um investimento em Nutanix, mas sim uma troca de cultura (abrindo mão de um ambiente local próprio – on-premises) escolhendo a contratação de serviços com data center de mercado. Todo processo foi muito bem planejado. De julho a agosto de 2020, tiramos o que estava na antiga plataforma VMware e migramos os dados on-premises da matriz na Avenida Paulista para Nutanix. O processo todo foi bem rápido e concluído em 90 dias”, explica Bezuti.
A decisão de adotar a tecnologia Nutanix foi feita em parceria com a ST3Tailor, integradora que presta serviços ao Grupo Sonda há mais de 20 anos. Um estudo realizado revelou que a economia com energia elétrica possibilitaria cobrir os custos da locação de um data center terceirizado. Além da redução nos gastos com energia e ar-condicionado, a migração também trouxe benefícios em termos de manutenção e licenciamento de software.
Eficiência e segurança aumentadas
O ambiente anterior, descentralizado e composto por cerca de 130 servidores físicos, demandava agilidade, melhor gestão e segurança. A mudança para a Nutanix resultou na redução do número de servidores para 15, com o data center principal localizado em Cotia e o data center de recuperação em Barueri. Bezuti destaca que o novo sistema realiza uma replicação a cada hora, garantindo uma janela de recuperação de no máximo uma hora em caso de falha do sistema primário.
Atualmente, a tecnologia Nutanix suporta toda a operação do Grupo Sonda, incluindo lojas, vendas, softwares e centros de distribuição, com exceção do software de ERP. A empresa está explorando o universo da cloud e considerando um ambiente híbrido para o futuro, mas a continuidade com a Nutanix está garantida. Bezuti observa: “Hoje, com a infraestrutura atual, a gente dorme de madrugada. Antes desse projeto com Nutanix, nós já esperávamos ligações de emergência a qualquer hora da noite devido a algum servidor paralisado. Passamos a ter uma vida mais tranquila em comparação ao que era antes de 2019.”
Leonel Oliveira, diretor-geral da Nutanix, afirma: “O Grupo Sonda deu um salto em termos de otimização de sua estrutura de TI e isso foi fundamental para apoiar uma operação em rápida expansão. Nossa tecnologia entrega ao Varejo o processamento, a agilidade, a disponibilidade e a escalabilidade necessários mesmo em épocas de transbordo, proporcionando maior tranquilidade e segurança à equipe de TI.”