A ALC Logística e Transporte, com sede em Maringá, Paraná, registrou um aumento de 50% em sua produtividade ao digitalizar seus processos logísticos com as soluções da MáximaTech, uma líder no mercado de tecnologia para o setor atacadista distribuidor. A empresa implementou os sistemas maxRoteirizador e maxMotorista, voltados para o gerenciamento de entregas, o que resultou em uma otimização significativa das operações.
Cenário favorável impulsiona transformação
O movimento da ALC ocorre em um momento de crescimento do setor logístico no Paraná, impulsionado por investimentos governamentais. Em um discurso recente no Seminário dos Portos Brasileiros, o governo estadual destacou o objetivo de transformar o Paraná em um hub logístico, com a modernização de aeroportos, portos e ferrovias. Além disso, o Ministério dos Transportes, em parceria com o Governo Federal, anunciou um aporte de R$ 19 bilhões nas estradas do estado.
Antes da adoção das soluções digitais, a montagem de cargas era feita manualmente pelo gerente de planejamento e logística da ALC, Eduardo Valente. “Mesmo conhecendo a região, não era viável encontrar manualmente a melhor rota para a equipe, o que gerava demora nas entregas, além de altos custos para a empresa”, explica Valente. Com a implementação do maxRoteirizador, a transportadora conseguiu reduzir em 50% o tempo de cubagem dos veículos e otimizar em 20% a ocupação de carga.
Tecnologia como aliada na tomada de decisões
Com o suporte dos sistemas maxRoteirizador e maxMotorista, a ALC passou a tomar decisões baseadas em dados precisos, o que impactou diretamente nos resultados logísticos da empresa. “Nós passamos a tomar decisões baseadas em informações certeiras, o que impactou significativamente nos nossos resultados logísticos”, ressalta Valente. A empresa também conseguiu reduzir os custos de frete e aumentar a precisão na operação, especialmente com a funcionalidade de janela de entrega do maxRoteirizador, que simplifica o planejamento de acordo com as restrições dos clientes.
Bruno Simião, CPO da MáximaTech, enfatiza a importância da tecnologia para o sucesso dos processos logísticos. “Compreender o planejamento como um todo e ter flexibilidade para atender qualquer adversidade de uma operação é essencial para qualquer empreendimento. E isso só é realizado com assertividade quando se tem tecnologia especializada”, finaliza Simião.