O Espro (Ensino Social Profissionalizante), organização sem fins lucrativos com 45 anos de atuação na capacitação de jovens para o mercado de trabalho, firmou uma nova parceria com a Amazon Web Services (AWS). Juntas, as entidades irão oferecer um curso gratuito de computação em nuvem, por meio do programa AWS re/Start, voltado para jovens brasileiros.
Inscrições abertas e requisitos
Os jovens interessados podem se inscrever até o dia 06 de setembro por meio de um formulário online. O curso é destinado a pessoas de 18 a 23 anos que tenham completado um programa de aprendizagem profissional pelo Espro entre janeiro de 2020 e junho de 2024 e que ainda não tenham participado do programa AWS re/Start. Não é necessária experiência prévia em tecnologia, mas os candidatos devem ter acesso a um computador Windows com internet, além de conhecimentos básicos em inglês e pacote Office. O treinamento terá início em 24 de setembro e se estenderá por 12 semanas, com aulas noturnas das 18h30 às 22h30.
Qualificação e oportunidades
O objetivo do programa é qualificar jovens desempregados, subempregados e em situação de vulnerabilidade, preparando-os para atuar na área de computação em nuvem. Ao final do curso, os participantes receberão a Certificação AWS, reconhecida no mercado, e terão apoio do Espro na busca por oportunidades de trabalho na área de tecnologia.
Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro, destacou a importância da parceria: “A nossa parceria com o programa AWS re/Start iniciou no ano passado e trouxe resultados muito positivos além de comprovar a importância de formar novas gerações de talentos em áreas tecnológicas emergentes. […] E como atendemos a muitas empresas de grande porte, também clientes da AWS, realimentamos um ecossistema de oportunidades e aceleramos a oferta de novos empregos para estes jovens, buscando diminuir o tempo de inclusão no mercado de trabalho.”
Impacto no mercado de trabalho
O programa prepara os jovens para funções como especialista em suporte técnico, administrador de sistemas, líder de automação de nuvem e engenheiro de infraestrutura. Essa iniciativa faz parte do compromisso da Amazon de capacitar 29 milhões de pessoas globalmente em tecnologia até 2025.
Tejas Vashi, líder global do AWS re/Start, comentou sobre a colaboração: “Temos orgulho de trabalhar com o Espro para construir a força de trabalho diversificada e robusta da nuvem do futuro, permitindo que as organizações acelerem sua inovação com a AWS Cloud.”