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Mais de 60% dos brasileiros foram alvo de tentativas de golpes virtuais, segundo pesquisa da Koin

A pesquisa da fintech revela que cerca de 90% das fraudes virtuais no Brasil ocorrem por meio do celular.

IT Section Por IT Section
26/08/2024 - 16:57
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Foto: Canva

Foto: Canva

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Um novo levantamento realizado pela Koin, fintech especializada em Buy Now, Pay Later (BNPL) e prevenção a fraudes em e-commerce, revela dados alarmantes sobre o cenário de fraudes virtuais no Brasil. Segundo a pesquisa, 62,4% dos brasileiros já enfrentaram tentativas de golpe virtual, com a maioria (41,8%) ocorrendo em sites de compras.

Fraudes via celular

A pesquisa destaca que cerca de 90% das fraudes ocorreram através de dispositivos móveis, principalmente celulares. Entre os tipos de golpes mais comuns, 20,6% foram realizados via WhatsApp, e 18,6% envolviam o golpe do Pix. O phishing, ou roubo de dados, foi mencionado por 13,9% dos respondentes, enquanto 5,2% sofreram tentativas de roubo de senha.

Os resultados mostram que a maioria das vítimas (47,6%) sofreu perdas financeiras entre R$ 500 e R$ 1 mil. Outros 19% perderam entre R$ 50 e R$ 100, e 15,5% enfrentaram prejuízos acima de R$ 2 mil. Apenas 7,1% dos entrevistados não sofreram prejuízos financeiros.

Baixa comunicação de incidentes

O levantamento também revelou que 64,3% das vítimas não registraram boletim de ocorrência após os golpes, indicando uma possível falta de confiança na eficácia desse registro ou desconhecimento sobre sua importância.

“Os números do nosso levantamento revelam que a questão das fraudes e golpes virtuais é uma realidade na vida dos brasileiros e que pode causar prejuízo tanto para o consumidor quanto para o lojista, que também sofre impactos financeiros por conta dos crimes virtuais,” afirma Juana Angelim, Chief Operating Officer da Koin. “Por isso, cada vez mais, é preciso que as empresas reforcem suas vendas online com sistemas antifraudes robustos”, completa a executiva. Em 2023, a Koin evitou R$ 240 milhões em fraudes e 120 mil transações fraudulentas.

Metodologia da pesquisa

O levantamento foi realizado com 350 consumidores de todas as regiões do Brasil em agosto de 2024, com a maioria dos respondentes do Sudeste (43,1%), seguido pelo Nordeste (18,6%). A faixa etária dos participantes foi diversificada, com 27,3% entre 35 e 44 anos, 23,5% entre 45 e 54 anos e 22,5% entre 55 e 64 anos.

Tags: cibersegurançaGolpe digitalKoin
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