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Chatbot: como treinar sua IA para atendimentos complexos

Diego Martins, VP de IA da Globant, destaca eficiência do atendimento via chatbots impulsionados pela GenAI para personalização em larga escala.

IT Section Por IT Section
03/09/2024 - 17:32
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Foto: Divulgação

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Chatbots impulsionados pela Inteligência Artificial Generativa (GenAI) estão revolucionando a maneira como as empresas interagem com seus clientes, oferecendo eficiência operacional e personalização em larga escala. Contudo, treinar uma Inteligência Artificial (IA) para lidar com situações complexas de atendimento ainda é um grande desafio, tendo em vista que a capacidade dessa tecnologia entender e resolver problemas difíceis pode ser a diferença entre um cliente satisfeito e uma experiência frustrante.

Segundo pesquisa da Capterra, consultoria de mercado on-line, 70% dos consumidores do país acreditam que o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) melhorou nos últimos anos. Com a integração e o avanço da IA nas organizações, as ferramentas de sistema de atendimento ao cliente e as plataformas de IA conversacional têm ajudado a impulsionar essa satisfação do cliente.

Os benefícios que essas ferramentas oferecem, como a disponibilidade 24/7, a ausência de restrições de idioma, a capacidade multicanal, e a manutenção do contexto de conversas anteriores são os diferenciais dessas ferramentas no atendimento ao cliente.

É possível observar também que a imagem inicial dos chatbots como meros economizadores de custos está mudando, já que as capacidades tecnológicas avançaram significativamente, permitindo uma experiência de usuário mais satisfatória, sobretudo com o aspecto mais humanizado das interações durante o atendimento. Isso porque, ao usar a GenAI, os chatbots podem entender o contexto e as nuances das conversas e, dessa maneira, começam a oferecer um suporte mais próximo ao humano, deixando de lado o perfil de ‘robótico’ para criar uma experiência mais envolvente e satisfatória.

Outra vantagem nesse tipo de atendimento é que a GenAI permite a automação de processos repetitivos, liberando os atendentes para focar em interações complexas e de mais valor, o que, em última análise, aumenta a eficiência e reduz custos operacionais. Além do mais, atualmente, já não é difícil encontrar empresas que deixam a ferramenta resolver 100% de algumas conversas ou reclamações não críticas.

No entanto, para que essas vantagens sejam colocadas em prática, as empresas devem considerar treinamentos especializados das ferramentas. Nesse sentido, a IA generativa pode ser combinada com fluxos de decisão clássicos e modelos determinísticos inovadores para aproveitar ao máximo cada tecnologia em soluções únicas.

É importante, portanto, equilibrar a eficiência dos chatbots com a necessidade de um toque humano para que a ferramenta tenha capacidade de reconhecer quando um cliente precisa de mais assistência e transferir a conversa para um atendente de forma suave e eficiente.

Nesse processo, há desafios que devem ser levados em conta. Dentre eles, está a gestão de dados, a personalização e a integração com sistemas legados utilizando APIs (‘Interface de programação de aplicações’, em português) robustas e soluções de middleware, a fim de garantir que os chatbots possam acessar e utilizar informações precisas e atualizadas.

À medida que avançamos na era digital, o uso dessas ferramentas de IA foi deixando de ser apenas uma ‘tendência’, para se tornar uma necessidade estratégica de qualquer negócio que busca otimizar o atendimento ao cliente. Nesse contexto, a expectativa é que, com o tempo, os chatbots fiquem ainda mais avançados, capazes de lidar com interações mais complexas, contudo, sempre com a supervisão humana, a fim de proporcionar experiências cada vez mais satisfatórias e eficientes a cada usuário, garantindo não só a sua satisfação, mas também a fidelização e o sucesso do seu negócio.

*Por Diego Martins, vice-presidente de Inteligência Artificial da Globant.

Tags: ChatbotGlobantInteligência Artificial
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