A eComex, empresa de destaque em soluções tecnológicas para comércio exterior, anunciou o lançamento de uma nova ferramenta voltada para a gestão de riscos e a conformidade com requisitos de certificação, como a OEA (Operador Econômico Autorizado). Esta nova solução visa aprimorar a eficiência dos processos de certificação, adaptando-se automaticamente às atualizações das normas da Receita Federal.
O que é a certificação OEA?
A certificação OEA é concedida ao estabelecimento matriz e suas filiais no Brasil, destacando empresas que se destacam no comércio internacional. Certificadas como de baixo risco e confiáveis, essas empresas recebem benefícios significativos, incluindo prioridade na liberação de cargas e um processamento ágil das declarações aduaneiras.
Nova solução da eComex: controle e precisão
A nova ferramenta da eComex controla minuciosamente cada etapa do processo de certificação, integrando requisitos e instruções em uma plataforma única. A solução proporciona um controle aprimorado e rastreabilidade dos processos de certificação, como OEA e ISO, aumentando a eficiência e a precisão.
Rodrigo Batistella, gerente de Desenvolvimento e Produto da eComex, afirma: “Para solicitar a certificação OEA, as empresas precisam fazer um requerimento à Receita Federal e concluir o processo de autoavaliação que indicará se elas estão aptas a serem admitidas no regime. Caso estejam, há ainda uma etapa de avaliação de análise de risco e, mesmo após a certificação, é necessário um processo contínuo de monitoramento e revisão. Essas inúmeras etapas podem, e devem, ser geridas com a ajuda da tecnologia, não só do ponto de vista da otimização de tempo ou custos, como de qualidade e assertividade.”
Benefícios e funcionalidades
A certificação OEA oferece vantagens como a priorização na liberação de cargas e a redução das seleções para inspeção das declarações aduaneiras. A solução da eComex facilita a resposta e o monitoramento dos requisitos, com alertas por e-mail e uma interface intuitiva.
“Diante desse cenário, a solução desenvolvida pela eComex facilita muito a resposta e monitoramento de cada requisito exigido pela Receita Federal, e ainda fornece o controle completo dos riscos que forem identificados, com alertas por e-mail e visibilidade total pela aplicação.”, destaca Batistella.
Funcionalidades avançadas
A ferramenta permite o acompanhamento em tempo real dos projetos, com histórico de atividades e controle dos requisitos. Atualizada automaticamente conforme as normas da Receita Federal, a solução garante que as empresas permaneçam em conformidade com as regulamentações.
“E não para por aí, visto que a nossa solução ainda é capaz de apresentar a gestão do percentual do tratamento dos riscos identificados em formato de dashboards e disparar planos de contingência quando os indicadores chegam em um determinado limite. Tudo isso por meio de uma interface exatamente ágil, intuitiva e atualizada automaticamente conforme as mudanças nas normas realizadas pela Receita Federal.”, conclui Batistella.