A Dell e a Red Hat anunciaram uma nova fase de sua parceria, com o objetivo de facilitar a implementação de inteligência artificial (IA) e IA generativa (gen AI) em empresas que utilizam a plataforma Dell PowerEdge R760xa. A partir de agora, o Red Hat Enterprise Linux AI (RHEL AI) se torna a opção preferencial para o desenvolvimento, teste e implantação de modelos de IA nas soluções Dell, oferecendo uma base mais robusta e eficiente para essas aplicações.
Escalabilidade e consistência no uso de IA
Com essa colaboração, as duas empresas pretendem auxiliar as organizações na adoção de estratégias bem-sucedidas de IA e machine learning (AI/ML), escalando seus sistemas de TI para atender às crescentes demandas empresariais. “À medida que as organizações avaliam e implementam casos de uso de gen AI, é fundamental que construam uma plataforma capaz de escalar os negócios”, destacou Joe Fernandes, vice-presidente e general manager de Plataformas de Modelos de Base de IA Generativa da Red Hat. A parceria promete oferecer uma experiência de IA mais consistente, apoiada por soluções de hardware otimizadas e habilitadas para IA, incluindo o suporte à computação acelerada da NVIDIA.
Tecnologia open source para IA generativa
O RHEL AI traz consigo ferramentas de última geração para o desenvolvimento de modelos de IA. Entre os destaques estão os large language models (LLMs) Granite, licenciados pela IBM Research, e ferramentas de alinhamento de modelos baseadas na metodologia LAB (Large-scale Alignment for chatBots), por meio do projeto InstructLab. A solução também abrange o Red Hat OpenShift AI, que facilita operações de aprendizado de máquina (MLOps) em ambientes distribuídos e nuvens híbridas.
Disponibilidade e próximos passos
A nova solução RHEL AI estará disponível nos servidores Dell PowerEdge a partir do terceiro trimestre de 2024. Clientes interessados em testar a tecnologia podem fazê-lo nos Dell Customer Solution Centers em todo o mundo.
Essa expansão reforça o compromisso da Dell e Red Hat em trazer inovações que acelerem a transformação digital das empresas por meio de tecnologias open source.