A Dahua Technology, especialista em soluções de AIoT inteligentes e segurança eletrônica, foi escolhida para fornecer um avançado sistema de monitoramento veicular para o programa “Cerco Inteligente” de Limeira, São Paulo. Esta iniciativa visa reforçar a segurança pública em uma cidade atravessada por três grandes rodovias.
Dados recentes da Secretaria Estadual de Segurança Pública mostram um aumento alarmante nos crimes violentos e no roubo de veículos em Limeira, que cresceu 55% em maio deste ano. A média de veículos roubados foi de dois por dia, e o roubo de outros objetos também teve um aumento de 6%.
Desempenho do novo sistema
Em funcionamento desde junho, o novo sistema da Dahua já demonstra resultados positivos. “Já pegamos alguns casos de marginais com motocicletas e indivíduos que invadiram propriedades para subtração de bens”, relata Wagner Marchi, Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil de Limeira. Marchi destaca que, com a atualização, o número de câmeras aumentou para 119, em comparação com um terço do número anterior, e há 225 faixas de rolamento monitoradas.
Instalação e funcionalidade
Limeira, com cerca de 300 mil habitantes, instalou câmeras tanto no perímetro externo quanto dentro da cidade para identificar e bloquear veículos e indivíduos envolvidos em delitos. “Com equipamentos de última geração e uso intensivo de inteligência artificial, a nossa solução vai ajudar a combater a circulação de veículos irregulares, furtos e roubos de veículos”, afirma Lucas Kubaski, diretor de produtos, soluções e marketing da Dahua Technology Brasil.
O sistema integrado oferece relatórios, dashboards, e ferramentas de pesquisa de imagens e vídeos. Nove telas na secretaria permitem que operadores monitorem continuamente as câmeras e se comuniquem por rádios e telefones.
O principal objetivo é reduzir a criminalidade e melhorar a identificação de indivíduos e veículos. A alta definição das imagens, combinada com IA, facilita o cruzamento de dados e melhora o combate ao crime. “Futuramente, podemos envolver a secretaria de mobilidade urbana para auxiliar em ações de trânsito, já que o sistema já faz o monitoramento das vias”, conclui Marchi.