A Progress, fornecedora global de software de infraestrutura baseado em IA, anunciou a aquisição da ShareFile, unidade de negócios da Cloud Software Group, Inc. A operação, que integra a plataforma nativa de SaaS e centrada em documentos da ShareFile ao portfólio da Progress, reflete a estratégia de expansão da empresa em segmentos como serviços empresariais, financeiros, saúde e construção.
“As empresas hoje precisam aumentar sua eficácia no atendimento aos clientes, ao mesmo tempo em que otimizam continuamente suas operações para impulsionar a eficiência, a segurança e a conformidade”, declarou Yogesh Gupta, CEO da Progress. A aquisição fortalecerá a oferta da empresa, permitindo maior eficiência na colaboração entre clientes e equipes e simplificando o compartilhamento seguro de documentos.
Com a conclusão da transação, a Progress adicionará novas capacidades ao seu portfólio de soluções. A ShareFile trará funcionalidades de colaboração e fluxos de trabalho baseados em IA, portal do cliente, sincronização de arquivos e assinatura eletrônica, além de consolidar o foco da Progress em proporcionar experiências digitais seguras e eficientes.
“A ShareFile tem um longo histórico de sucesso no espaço de colaboração de conteúdo seguro e interação com o cliente. Como parte da Progress, estará melhor posicionada para continuar esse histórico por muito tempo no futuro”, afirmou Thomas Krause, CEO do Cloud Software Group.
Impacto financeiro e expansão de clientes
A aquisição da ShareFile é mais um movimento da Progress em sua estratégia de crescimento. A empresa espera agregar mais de US$ 240 milhões em receita anual e um portfólio de mais de 86 mil clientes. A Progress reforça seu compromisso com disciplina financeira e busca por negócios que complementem seu portfólio, ampliem a base de clientes e promovam uma receita recorrente sólida.
A Progress prevê que seus resultados financeiros do terceiro trimestre fiscal superem as expectativas iniciais, com divulgação prevista para 24 de setembro de 2024. Além disso, o Conselho de Administração decidiu suspender o dividendo trimestral após o fechamento da aquisição, priorizando o pagamento de dívidas e o fortalecimento de sua política de alocação de capital.
Detalhes da transação
A aquisição da ShareFile será realizada por US$ 875 milhões, combinando dinheiro e a linha de crédito rotativo da Progress. A conclusão está prevista para o fim do ano fiscal da empresa, em 30 de novembro de 2024, após aprovação regulatória e demais condições estabelecidas.





