A Dedalus, líder em serviços de cloud computing e Data & AI, encerrou o primeiro semestre deste ano com um faturamento de R$ 201 milhões, marcando um crescimento de 15%, superando a média do mercado. Deste total, 15% provêm de negócios na América Latina.
Com a implementação de projetos significativos, a empresa se destaca no segmento de dados e inteligência artificial. Entre os principais avanços, a formação de uma equipe dedicada a projetos de Inteligência Artificial Generativa (GenAI) e a ampliação da oferta de serviços. “Vemos uma otimização de consumo de cloud e um aumento de valor agregado. Os clientes estão preferindo ter serviços que viabilizam o uso adequado da cloud”, afirma Maurício Fernandes, CEO e fundador da Dedalus.
Mudança na demanda de vendas
O primeiro semestre trouxe resultados inéditos: 40% das novas vendas foram relacionadas a serviços de dados e IA, um crescimento em um espaço anteriormente dominado por soluções de cloud. “As novas vendas já são bastante relevantes e mostram que o mercado está dando uma guinada para essas áreas”, explica Fernandes.
A governança em projetos de dados também se destacou. “É uma ação importante que significa colocar ordem na casa. Arrumamos a estrutura de dados, deixando mais sustentável e mensurável, ou seja, com mais qualidade”, detalha o CEO. Ele ressalta que antes, as equipes de tecnologia focavam principalmente na migração para novas plataformas de dados, enquanto agora percebem a necessidade de suporte em governança.
Expansão na América Latina
O segundo semestre de 2024 promete expansão para a Dedalus, especialmente no Chile, onde a empresa tem fortalecido parcerias com escritórios locais. “Devemos continuar crescendo a receita de serviços, especialmente de dados e IA”, acrescenta Fernandes. A empresa também lançou a solução Dedalus Argos, uma plataforma destinada a aprimorar a análise de observabilidade, integrada aos processos de gerenciamento de custos em ambientes de nuvem. A expectativa é faturar R$ 5 milhões até o final de 2024.
A companhia projeta um crescimento de aproximadamente 40% no faturamento em comparação com o último semestre do ano passado. Em termos de tendências, Fernandes destaca a segurança e a engenharia de plataforma, soluções que oferecem mais governança, padronização e eficiência em ambientes complexos de cloud.