A Nokia anunciou o lançamento de sua nova plataforma de automação baseada em eventos, a Event-Driven Automation (EDA), projetada especificamente para a era da Inteligência Artificial (IA). A solução promete reduzir drasticamente as interrupções de rede e o tempo de inatividade, ao mesmo tempo em que minimiza os erros humanos nas operações de data centers.
Com uma abordagem moderna, baseada em Kubernetes, a EDA oferece automação para múltiplos fornecedores, sendo uma solução que utiliza gêmeos digitais, Inteligência Artificial Generativa (GenAI) e integração com uma ampla gama de sistemas de gerenciamento de TI e plataformas de gerenciamento em nuvem.
Desafios e soluções em automação de data centers
O crescimento da IA e a transformação digital têm impulsionado uma maior demanda por operações automatizadas nos data centers. Segundo Roy Chua, fundador da AvidThink: “A decisão da Nokia de aproveitar o Kubernetes para sua plataforma EDA é inteligente. Permitir que a rede seja gerenciada e organizada da mesma forma que a computação será um divisor de águas para as equipes de operações de data centers”.
Com o aumento de cargas de trabalho críticas migrando para a nuvem, a interrupção de serviços pode trazer sérias consequências econômicas e de segurança. A Nokia EDA busca solucionar esses desafios com uma automação que reduz o esforço operacional em até 40%, simplificando o ciclo de vida das operações.
A Nokia EDA vai além da automação tradicional ao integrar GenAI para simplificar ainda mais a gestão de data centers. Além disso, a plataforma conta com uma abordagem declarativa, baseada em intenções, que permite maior controle e personalização por meio de uma interface low-code/no-code, garantindo eficiência e flexibilidade. “Nossa plataforma EDA de última geração é um divisor de águas para redes de data centers”, afirmou Vach Kompella, vice-presidente da Nokia.
Disponibilidade e integração em ambientes multinuvem
A plataforma EDA da Nokia está disponível em modelos de assinatura “as-a-service”, seja em nuvem ou localmente. Ela se integra facilmente a diversos sistemas e ambientes, ampliando a capacidade de automação para atender às necessidades de empresas e provedores de serviços que operam com múltiplos fornecedores.
A Nokia EDA representa um avanço significativo na automação de redes de data centers, oferecendo uma solução escalável, confiável e altamente adaptável para um mercado em constante evolução.