A Ascenty, maior provedora de serviços de data center e conectividade na América Latina, anunciou uma parceria estratégica com a DE-CIX, uma das principais operadoras de Internet Exchange do mundo. Com sede na Alemanha, a DE-CIX transportou cerca de 59 exabytes de dados em 2023 e, a partir de 2025, passará a operar no data center SPO04 da Ascenty, em São Paulo.
Expansão da conectividade e redução de latência
O data center SPO04 da Ascenty, como todos os outros da rede, opera de forma carrier neutral, permitindo uma ampla conectividade através de sua infraestrutura própria de fibra óptica, que ultrapassa os 5 mil km. Com a chegada da DE-CIX, espera-se que a proximidade entre redes e as conexões com nuvens públicas resultem em uma redução significativa da latência, beneficiando serviços como streaming e aplicações em tempo real.
“A parceria amplia a diversidade do mercado”, afirma João Walter, diretor de produtos e estratégias edge da Ascenty. “Nosso objetivo é oferecer opções de conectividade aos clientes, independente de onde a informação está localizada. A DE-CIX será fundamental para que nossos clientes acessem qualquer lugar do mundo”, destaca.
Interconexão local e internacional
Ivo Ivanov, CEO da DE-CIX, ressalta o impacto positivo da parceria na transformação digital do Brasil, permitindo que provedores de serviços de Internet e empresas aproveitem novas oportunidades de interconexão. “Será possível acessar redes de conteúdo, nuvem e outras infraestruturas ainda indisponíveis no Brasil, especialmente em regiões como os EUA e o sul da Europa”, comenta Ivanov.
Integração com a plataforma ServiceFabric™
A colaboração também envolve a integração com a plataforma ServiceFabric™, da Digital Realty, recém-trazida ao Brasil pela Ascenty. Essa solução de orquestração conecta aplicativos, inteligência artificial e cargas de trabalho de alto desempenho a mais de 500 data centers globais, ampliando o alcance das operações locais e internacionais.
“A Ascenty está comprometida em oferecer acesso a plataformas que complementem as estratégias de infraestrutura e colocation de nossos clientes”, conclui João Walter, reforçando a importância da parceria para o fortalecimento da conectividade no Brasil.













