A Nokia e a Furukawa Electric LatAm anunciaram a ampliação de sua parceria, agora voltada para o mercado de data centers no Brasil. Desde 2022, as empresas colaboram na oferta de redes ópticas (Passive Optical Lan, POL) para o mercado empresarial na América Latina. Com a nova fase da parceria, as soluções da Nokia voltadas para automação e segurança de data centers já estão disponíveis no mercado brasileiro.
Soluções para o Brasil
Entre as tecnologias que chegam ao Brasil, estão a plataforma de automação de data centers da Nokia, Event-Driven Automation (EDA), o sistema operacional de redes SR Linux e roteadores (7750 SR e 7220 IXR), além do software de mitigação de ataques DDoS (Deepfield Defender). O objetivo é proporcionar maior eficiência e segurança para data centers de todos os portes, com foco na era da inteligência artificial (IA).
Segundo Roberto Kihara, Gerente Geral de Vendas da Furukawa Electric LatAm, a ampliação da parceria é uma oportunidade estratégica para atender à crescente demanda por automação no Brasil. “Estamos muito contentes em poder ampliar nossa parceria com a Nokia, com a tecnologia mais avançada disponível. O mercado de POL está muito aquecido na América Latina e temos muito a conquistar juntos no mercado de data centers da região”, afirmou Kihara. Ele também destacou que o Brasil é um mercado promissor, com um alto volume de investimentos e exigência por soluções robustas.
Inovação e IA
A Nokia busca transformar o gerenciamento de data centers com a nova plataforma EDA, que promete simplificar operações e reduzir o esforço operacional em até 40%. Juan Pablo Anadon, Diretor de Enterprise e Parcerias de Infraestrutura de Redes da Nokia na América Latina, destacou a importância da colaboração com a Furukawa e a rápida disponibilização das soluções no Brasil. “Estamos muito confiantes no poder que nossa parceria com a Furukawa Electric LatAm tem de levar ao mercado, com agilidade, o melhor da evolução tecnológica”, disse Anadon. “Nossa nova plataforma de automação, a EDA, concebida para a era da IA, simplifica o gerenciamento de data centers e provou ser capaz de reduzir o esforço operacional em até 40%. Ela já está disponível no Brasil, apenas duas semanas após seu lançamento mundial”, completou.
Modernização dos data centers
A Nokia tem investido fortemente na criação de redes de data centers modernas, seguras e fáceis de operar, atendendo à crescente demanda por infraestrutura robusta para cargas de trabalho de IA em todo o mundo. Com a expansão da parceria, espera-se que o mercado brasileiro se beneficie dessas soluções avançadas, que oferecem alta performance em automação e segurança.
A parceria entre Nokia e Furukawa na área de redes ópticas (POL) continuará atendendo o mercado latino-americano, enquanto a nova frente de data centers tem como foco inicial o Brasil, um dos mercados mais promissores da região para investimentos em automação e IA.