A Minsait, divisão de transformação digital do grupo Indra, e a brasileira Concert Technologies fecharam uma parceria estratégica para a modernização de subestações de energia no Brasil. A colaboração tem como objetivo transformar o setor de automação de sistemas elétricos, por meio de soluções que integram controles de automação plug and play, como os modelos NTX-U20 e NTX-U57, desenvolvidos pela Minsait ACS. Estes sistemas prometem uma atualização simplificada e de baixo custo para Unidades Terminais Remotas (RTUs) em subestações.
Integração e otimização de RTUs em subestações
A Concert Technologies, reconhecida por sua especialização em Tecnologia de Operação (TO), atuará como integradora de valor agregado, com foco em atender às demandas do setor energético. Os controladores NTX da Minsait ACS, modulares e escaláveis, são projetados para substituir componentes obsoletos das RTUs sem a necessidade de reformular todo o sistema. Com essa tecnologia, as empresas do setor de energia podem agilizar e reduzir os custos da modernização tanto em subestações de distribuição quanto de transmissão.
A parceria busca otimizar o processo de instalação e comissionamento das RTUs, com a promessa de reduzir o tempo necessário em até 50% e os custos de atualização em até 40%, comparado a substituições completas. “A parceria da companhia com a Concert vem para viabilizar o acesso dos clientes a métodos inigualáveis de descoberta e cobertura de protocolos, garantindo plena visibilidade, em termos de TO, para os negócios”, afirma Aluisio Veloso, Diretor de ePhygital e Desenvolvimento de Negócios da Minsait no Brasil.
Impulso à modernização e segurança energética
A Concert Engenharia, unidade do grupo responsável pela parceria, oferece serviços especializados em automação e supervisão para subestações, além de suporte em Centros de Controle. Para Wenderson Rezende, CEO da Concert Engenharia, a colaboração com a Minsait fortalece o compromisso da empresa em levar inovação ao setor: “Essa colaboração representa uma grande oportunidade para impulsionar a eficiência operacional das utilities, ao mesmo tempo em que ajudamos o setor a enfrentar os desafios de forma inovadora e econômica.”
A união das expertises de Minsait e Concert promete fortalecer a segurança e a eficiência das subestações, impactando a sustentabilidade e a segurança energética do Brasil.













