Em meio ao cenário crescente de riscos associados à nuvem híbrida, inteligência artificial (IA) e computação quântica, a IBM (NYSE: IBM) lançou o IBM Guardium Data Security Center. A plataforma, que opera como um software unificado e baseado em SaaS, visa proteger dados críticos em qualquer ambiente, durante todo o seu ciclo de vida e com uma estrutura centralizada.
O IBM Guardium Data Security Center permite que as equipes de segurança tenham uma visão comum dos ativos de dados das organizações, possibilitando a integração de fluxos de trabalho para monitoramento e governança, detecção e resposta a incidentes de segurança, e gestão de criptografia, tudo em um único painel. A solução também incorpora IA generativa, que ajuda a criar resumos de riscos e aumentar a eficiência dos profissionais de segurança.
Proteção ampliada para IA e computação quântica
Um dos principais recursos da nova plataforma é o IBM Guardium AI Security, ferramenta voltada para proteger implementações de IA contra vulnerabilidades e violações de governança, em um momento em que o uso de IA generativa e o risco de “Shadow AI” – modelos não autorizados – estão em alta.
Além disso, o IBM Guardium Data Security Center conta com o IBM Guardium Quantum Safe, desenvolvido para proteger dados criptografados frente a possíveis ataques cibernéticos futuros, que poderão ser realizados com o avanço de computadores quânticos. Este recurso utiliza a expertise da IBM Research, incluindo algoritmos de criptografia pós-quântica e suporte da IBM Consulting.
“A IA generativa e a computação quântica oferecem imensas oportunidades, mas também trazem novos riscos”, afirmou Akiba Saeedi, vice-presidente de gerenciamento de produtos de segurança da IBM. “Durante esse período de transformação, as organizações precisam melhorar sua agilidade criptográfica e monitorar cuidadosamente seus modelos de IA, dados de treinamento e uso. O IBM Guardium Data Security Center, com sua segurança de IA, Quantum Safe e outros recursos integrados, fornece visibilidade abrangente de riscos.”
IBM Verify: Segurança de identidade na era digital
Como parte do lançamento, a IBM adicionou o recurso IBM Verify Digital Credentials ao seu portfólio Verify. A nova funcionalidade permite que usuários armazenem e gerenciem suas credenciais de forma descentralizada e digitalizada, abrangendo itens como carteiras de motorista, cartões de seguro e crachás de funcionários. A solução oferece segurança robusta, proteção de privacidade e controle de acesso, sendo parte da estratégia de IAM (Gerenciamento de Identidade e Acesso) da IBM para ambientes de nuvem híbrida.













