Em seu Cisco Partner Summit, a Cisco anunciou novos lançamentos em seu portfólio de infraestrutura para data centers. As novidades incluem uma família de servidores de IA para cargas de trabalho intensivas em GPU, desenvolvidos com tecnologia NVIDIA, além de PODs de IA plug-and-play, voltados a simplificar a implantação e reduzir riscos em projetos de infraestrutura de Inteligência Artificial (IA) nas empresas.
Essas novas soluções visam oferecer às empresas um caminho escalável e flexível para adotar IA, amparado pela capacidade de rede da Cisco. “Os clientes corporativos estão sob pressão para implantar cargas de trabalho de IA, especialmente à medida que avançamos para a IA resolvendo problemas por conta própria”, afirmou Jeetu Patel, Diretor de Produtos da Cisco. “Inovações da Cisco, como os PODs de IA e o servidor de GPU, fortalecem a segurança, a conformidade e o poder de processamento dessas cargas de trabalho, enquanto os clientes navegam em suas jornadas de IA, desde a inferência até o treinamento.”
Demandas crescentes por infraestrutura de IA
O avanço da IA gera transformações nos requisitos dos data centers, elevando a necessidade de redes programáveis, seguras e escaláveis. A consultoria McKinsey estima que a IA generativa pode adicionar entre US$ 2,6 trilhões e US$ 4,4 trilhões à economia global anualmente, colocando as empresas na vanguarda da criação de valor. Contudo, de acordo com o Cisco AI Readiness Index, 89% dos profissionais de TI planejam implementar IA nos próximos dois anos, mas apenas 14% afirmam que suas infraestruturas estão prontas.
Infraestrutura de IA com Computação Acelerada
A Cisco ampliou seu portfólio UCS com os servidores UCS C885A M8, projetados para cargas de trabalho de IA intensivas em GPU. Com tecnologia NVIDIA HGX e GPUs Tensor Core H100 e H200, esses servidores enfrentam tarefas exigentes de treinamento e inferência. O servidor também incorpora NICs NVIDIA SuperNICs e DPUs BlueField-3, que aumentam o desempenho e reforçam a segurança da rede, integrando-se ao portfólio de IA da Cisco.
PODs de IA plug-and-play
Visando facilitar a implantação, a Cisco lança seus PODs de IA, que combinam computação, rede, armazenamento e gerenciamento em uma infraestrutura adaptável. Criados com base nos Designs Validados da Cisco (CVDs), os PODs permitem que empresas iniciem projetos de IA rapidamente e com menor risco. Com o software NVIDIA AI Enterprise, essas soluções suportam desde a inferência em borda até grandes clusters, garantindo desempenho uniforme e acelerando o desenvolvimento de IA.
Parcerias e ecossistema para expansão da IA
A Cisco reforça sua colaboração com parceiros para construir um ecossistema robusto, combinando inovação em rede, segurança e observabilidade para apoiar a evolução das empresas na IA. “Com a estreia de seu portfólio dedicado de servidores de IA, PODs de IA e expansão da família de sistemas com computação acelerada e software completo da NVIDIA, a Cisco está avançando na infraestrutura que as empresas podem usar como base para o crescimento na era da IA”, ressaltou Bob Pette, Vice-Presidente de Plataformas Empresariais da NVIDIA.
As novas soluções reafirmam a estratégia da Cisco de oferecer um caminho simplificado e seguro para a adoção de IA, permitindo que empresas aproveitem o potencial da tecnologia para impulsionar inovação e crescimento econômico global.