A pesquisa CIO Report 2024, conduzida pela Logicalis, destaca as tendências e desafios enfrentados pelos líderes de TI no Brasil, especialmente no que se refere à implementação do 5G privado e à evolução da Internet das Coisas (IoT). O estudo, que é realizado anualmente pela empresa global de soluções de TI e comunicação, revela que 94% dos CIOs brasileiros estão investindo ou planejam investir em 5G privado, enquanto 98% já possuem iniciativas relacionadas a IoT.
5G privado: um foco para conectividade e inovação
A conectividade mais rápida e segura proporcionada pelo 5G privado é uma das principais prioridades para os líderes de TI no Brasil. Entre as diversas possibilidades que a tecnologia oferece, a maioria dos CIOs (94%) afirma que já está investindo ou pretende investir em 5G privado, com objetivos como melhorar a experiência de clientes e funcionários, controlar ativos e inventários em tempo real, conectar áreas remotas e explorar novos modelos de monetização. O levantamento global mostra que a realidade brasileira está em sintonia com as tendências globais, com 93% dos CIOs no mundo aderindo à mesma estratégia.
Os CIOs brasileiros apontaram as seguintes aplicações prioritárias para o 5G privado:
- 62%: Conectividade em áreas remotas
- 61%: Melhor experiência para clientes e funcionários
- 47%: Rastreamento de ativos em tempo real
- 41%: Geração de novos fluxos de receita
- 39%: Gerenciamento de estoque em tempo real
- 35%: Manutenção preditiva
- 31%: Robótica
No panorama global, a experiência do cliente/funcionário se destaca como a principal aplicação do 5G, com 55%, enquanto a conectividade em áreas remotas aparece em quarto lugar, com 48%.
IoT: segurança e monitoramento como prioridades
O estudo também revela que, no Brasil, 98% dos CIOs estão investindo em iniciativas de IoT. As principais áreas de atuação incluem segurança no local de trabalho e monitoramento remoto de sistemas essenciais. As iniciativas mais citadas foram:
- 73%: Segurança no local de trabalho (sensores inteligentes, dispositivos de monitoramento de equipamentos, câmeras inteligentes)
- 44%: Monitoramento remoto (água, aquecimento, iluminação, energia, etc.)
- 39%: Manutenção preditiva
- 37%: Rastreamento de ativos (veículos, máquinas, bens)
- 36%: Espaços inteligentes
- 26%: Lojas autônomas
Esses dados estão alinhados com as tendências globais, mas o Brasil demonstra um foco maior em segurança no local de trabalho, que lidera as prioridades por aqui.
Desafios de conectividade: infraestrutura como obstáculo
Embora os investimentos em 5G e IoT estejam em alta, um desafio crucial foi identificado pelos líderes de TI: a infraestrutura de conectividade. No Brasil, 70% dos CIOs e 75% no mundo apontaram a conectividade como uma barreira significativa para a implementação plena das iniciativas de IoT. Esse dado explica, em parte, a grande procura por 5G privado, que visa solucionar questões de conectividade.
Yassuki Takano, diretor de Consultoria da Logicalis, comenta: “Outros estudos que desenvolvemos e as interações com clientes indicam que o nível de domínio do 5G pelas equipes de TI ainda é baixo, incluindo o conhecimento sobre sua arquitetura, seus benefícios e melhores cenários de aplicabilidade. As expectativas elevadas contrastando com o gap de conhecimento representam um importante ponto de atenção.”
Sobre a pesquisa
A pesquisa CIO Report 2024 entrevistou cerca de mil profissionais de negócios e de TI em diversas regiões, incluindo EMEA, APAC, EUA e América do Sul. O estudo abrange empresas com mais de 250 funcionários, envolvidas com transformação digital e computação em nuvem. Esta é a décima edição do relatório, que busca identificar as necessidades e tendências dos líderes de TI globais. Para mais informações, acesse o relatório completo.