A SONDA Brasil, referência em Transformação Digital na América Latina, anunciou o lançamento da nova versão de sua plataforma de gestão de infraestrutura de TI, a PAICC (Plataforma de Automação para Infraestrutura como Código). A solução é projetada para aumentar a eficiência, qualidade e segurança em processos de TI, combinando automação e inteligência artificial para otimizar as operações.
De acordo com a empresa, a PAICC é cerca de 60% mais rápida e 30% mais precisa do que métodos convencionais, além de reduzir a necessidade de trabalho manual por meio de monitoramento aprimorado e tomada de decisões mais assertivas.
Foco em dados e segurança
Maria Fernanda Bergamo, diretora de Cloud e Data Center da SONDA Brasil, ressalta que a plataforma foi desenvolvida com ênfase em dados, segurança e automação integral. “Por meio da ação baseada em dados, a plataforma integra ferramentas, criando uma infraestrutura comum que permite a visualização total do ambiente de TI das empresas, facilitando a tomada de decisões, além de gerar uma administração eficiente de projetos”, afirma Bergamo.
A PAICC já conta com mais de 6 mil processos automatizados executados mensalmente em 70 clientes no Brasil. Em toda a América Latina, a plataforma atende a cerca de 170 clientes, com mais de 12 mil execuções mensais.
Avanço com Inteligência Artificial Generativa
A nova versão da PAICC inclui o uso de Inteligência Artificial Generativa para realizar análises específicas de itens de configuração e ambientes críticos, explica Luis Caloi, responsável pela área de automação e AIOPs (Artificial Intelligence for IT Operations). “Com o intuito de reforçar a segurança, a PAICC tem controle de acesso, além de armazenamento de credenciais e rastreamento contínuo das tarefas a serem executadas, reforçando a proteção dos dados sensíveis e sistemas críticos das organizações”, acrescenta Caloi.
Automação de processos e módulo Cérberus
A plataforma vai além do conceito de Infraestrutura como Código (IaC) ao se integrar com processos críticos como softwares de monitoramento, ferramentas de gestão de serviços de TI (ITSM) e cofres de credenciais. A PAICC também oferece o módulo Cérberus, que permite a análise de eventos e incidentes, proporcionando uma visão detalhada dos processos de TI e permitindo a criação de novas automações.
“Quando falamos de benefícios estratégicos para os negócios, é possível implementar ações preventivas que reforcem a integridade do ambiente de TI, além de permitir o agendamento de tarefas que garantem a execução de processos de forma consistente e no ritmo ideal, impactando diretamente nos KPIs e OKRs das empresas”, conclui Caloi.
Com o lançamento, a SONDA Brasil busca consolidar sua posição como líder em soluções de gestão de infraestrutura de TI na América Latina, oferecendo maior controle e segurança para empresas de diversos setores.