O Indicador Mensal de Fraude da Equifax | BoaVista revelou um aumento significativo de 27,35% nas tentativas de fraudes no e-commerce em outubro de 2024, em comparação com o mês anterior. Em setembro, foram registradas cerca de 600 mil tentativas de golpe, enquanto o ticket médio das compras fraudulentas alcançou R$ 422,90 no último mês.
As soluções antifraudes da empresa evitaram um prejuízo estimado em R$ 1,1 bilhão no varejo online, reforçando a relevância de ferramentas robustas para proteger o comércio eletrônico de perdas financeiras.
Tendências das fraudes: dispositivos e regiões afetadas
Os dispositivos móveis continuam sendo os preferidos pelos fraudadores, especialmente aqueles que utilizam o navegador Google Chrome, representando 6,36% das tentativas de fraude em outubro. Além disso, o ticket médio das compras fraudulentas apresentou um aumento de 4,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Entre os estados mais afetados, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo concentram 22,61% das tentativas de fraude. Por outro lado, Acre, Amapá e Roraima registraram os menores índices, com apenas 0,13%, somando 927 tentativas.
Padrões de horário e dias da semana
A pesquisa também destacou os dias e horários mais frequentes para as fraudes. Quarta e quinta-feira foram os dias com maior incidência, representando 34,23% dos casos, com pico de atividade às 14h. Já o menor registro ocorreu às 4h da madrugada.
Curiosamente, os finais de semana, especialmente os domingos, apresentam os menores índices de tentativas de fraude, com apenas 11,36%. No entanto, as terças-feiras lideram em volume de vendas, concentrando 17,87% das transações, totalizando cerca de 3,4 milhões.
Especialista reforça a importância de sistemas antifraude
Pedro Tavares, Superintendente de Produtos de Identidade e Fraude da Equifax | BoaVista, comentou sobre os dados. “Os dados confirmam que os fraudadores continuam agindo nos mesmos dias e horários mês a mês. As fraudes acontecem durante o dia para se camuflarem entre as transações legítimas, dificultando a identificação por sistemas antifraude. Isso destaca a importância de os e-commerces estarem sempre bem equipados com soluções capazes de acompanhar o avanço das técnicas utilizadas em tentativas de fraude”, destacou.
Com os números crescentes, o alerta para a prevenção de fraudes no e-commerce é mais relevante do que nunca, especialmente com a proximidade de datas sazonais de alto volume de vendas, como a Black Friday e o Natal.