sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Sem Resultados
Ver todos os resultados
IT Section - O essencial da TI em um só lugar
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Home Notícias Segurança

Tentativas de fraude no e-commerce crescem 27,35% em outubro, aponta Equifax | BoaVista

Indicador Mensal de Fraude mostra como as ferramentas antifraudes evitaram prejuízo de cerca de R$ 1,1 bilhão no varejo on-line no décimo mês do ano.

IT Section Por IT Section
26/11/2024 - 15:46
A A
0
Foto: Canva

Foto: Canva

CompartilharPostar

O Indicador Mensal de Fraude da Equifax | BoaVista revelou um aumento significativo de 27,35% nas tentativas de fraudes no e-commerce em outubro de 2024, em comparação com o mês anterior. Em setembro, foram registradas cerca de 600 mil tentativas de golpe, enquanto o ticket médio das compras fraudulentas alcançou R$ 422,90 no último mês.

As soluções antifraudes da empresa evitaram um prejuízo estimado em R$ 1,1 bilhão no varejo online, reforçando a relevância de ferramentas robustas para proteger o comércio eletrônico de perdas financeiras.

Tendências das fraudes: dispositivos e regiões afetadas

Os dispositivos móveis continuam sendo os preferidos pelos fraudadores, especialmente aqueles que utilizam o navegador Google Chrome, representando 6,36% das tentativas de fraude em outubro. Além disso, o ticket médio das compras fraudulentas apresentou um aumento de 4,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Entre os estados mais afetados, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo concentram 22,61% das tentativas de fraude. Por outro lado, Acre, Amapá e Roraima registraram os menores índices, com apenas 0,13%, somando 927 tentativas.

Padrões de horário e dias da semana

A pesquisa também destacou os dias e horários mais frequentes para as fraudes. Quarta e quinta-feira foram os dias com maior incidência, representando 34,23% dos casos, com pico de atividade às 14h. Já o menor registro ocorreu às 4h da madrugada.

Curiosamente, os finais de semana, especialmente os domingos, apresentam os menores índices de tentativas de fraude, com apenas 11,36%. No entanto, as terças-feiras lideram em volume de vendas, concentrando 17,87% das transações, totalizando cerca de 3,4 milhões.

Especialista reforça a importância de sistemas antifraude

Pedro Tavares, Superintendente de Produtos de Identidade e Fraude da Equifax | BoaVista, comentou sobre os dados. “Os dados confirmam que os fraudadores continuam agindo nos mesmos dias e horários mês a mês. As fraudes acontecem durante o dia para se camuflarem entre as transações legítimas, dificultando a identificação por sistemas antifraude. Isso destaca a importância de os e-commerces estarem sempre bem equipados com soluções capazes de acompanhar o avanço das técnicas utilizadas em tentativas de fraude”, destacou.

Com os números crescentes, o alerta para a prevenção de fraudes no e-commerce é mais relevante do que nunca, especialmente com a proximidade de datas sazonais de alto volume de vendas, como a Black Friday e o Natal.

Tags: E-commerceEquifax | BoaVistaFraude
IT Section

IT Section

IT Section é um portal de notícias, artigos, produtos, entrevistas e vídeos sobre tudo o que acontece no mercado de tecnologia.

Veja tambémArtigos

Foto: Canva
Segurança

Ciberataques pressionam empresas brasileiras para 2026

Foto: Canva
Segurança

Redbelt Security alerta sobre aumento de golpes no 13º salário

Foto: Canva
Segurança

MITRE ATLAS publica falha crítica em KYC identificada pela iProov

Foto: Canva
Segurança

IA sem código pode gerar fraudes financeiras e vazamento de dados, segundo a Tenable

Próximo Artigo
Foto: Canva

Grupo Fokus amplia receita e otimiza operações com soluções da MáximaTech

Por favor, faça login para comentar

Categorias

  • Casos de sucesso
  • Entrevistas
  • Negócios
  • Notícias
  • Opinião
  • Produtos
  • RH
  • Segurança
  • Tecnologia
  • Arquivo
  • Erramos
  • Home
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Sobre

IT Section © 2023 -Todos Direitos Reservados - Powered by ZionLab

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Últimas
  • Negócios
  • Segurança
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Entrevistas
  • RH
  • Produtos
  • Além da TI
Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.