A Voke, referência nacional em locação de equipamentos de TI no modelo hardware como serviço (HaaS) e revenda de produtos seminovos, anunciou um aporte estratégico na Renov, uma startup voltada à formalização e profissionalização do mercado de revenda de equipamentos eletrônicos no Brasil. A iniciativa busca consolidar a presença da Voke no setor de varejo, com previsão de alcançar mais de 2.000 pontos de venda a partir de janeiro de 2025.
A Renov desenvolveu um software baseado em inteligência artificial que avalia o valor comercial de dispositivos usados, como smartphones, tablets e computadores. Essa tecnologia visa estruturar o mercado de equipamentos de segunda mão, facilitando o processo de trade-in e promovendo a sustentabilidade no setor.
Sustentabilidade como diferencial competitivo
Para Rene Almeida, co-CEO da Voke, a parceria com a Renov reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e economia circular. “A parceria com a Renov reforça nosso compromisso por um modelo de negócios mais sustentável e circular. Compartilhamos os mesmos valores e propósitos, com um foco claro na promoção da circularidade e no impacto positivo ao meio ambiente. A tese de investimento por trás dessa aliança é a construção colaborativa do melhor programa de trade-in de equipamentos de informática no Brasil, algo que está diretamente alinhado à nossa estratégia de expansão no varejo digital e físico”, afirmou.
Com mais de 550 mil ativos locados no mercado de outsourcing de TI, a Voke enxerga na Renov uma oportunidade para potencializar seu crescimento e fortalecer sua vertical de revenda de equipamentos.
A evolução do trade-in no Brasil
Fundada em 2023 por Matheus Mundstock e Ismael Kolling, a Renov já apresenta resultados expressivos. A startup opera em 21 estados brasileiros, com uma média de 10% dos aparelhos vendidos por seus parceiros sendo adquiridos via trade-in, chegando a picos superiores a 40%. Segundo a Renov, essa prática aumenta o ticket médio de compra e impulsiona a venda de serviços agregados.
“Facilitamos e simplificamos todo o processo de troca. Além da tecnologia e agilidade, não exigimos que o consumidor entregue caixas ou acessórios. Muitas vezes ele não saiu de casa pensando em colocar seu produto usado na troca, mas ao aceitar a oferta da loja, observamos um aumento de 20% no ticket médio de compra e uma taxa de vendas de serviços agregados, como garantias e seguros, superior a 70%”, explicou Ismael Kolling.
Novas tecnologias para o e-commerce
Ampliando sua atuação, a Renov está desenvolvendo soluções específicas para o comércio eletrônico. Segundo Matheus Mundstock, idealizador do projeto, o objetivo é atender à demanda de consumidores que desejam realizar todo o processo de troca de forma digital.
“O consumidor de e-commerce quer finalizar o processo da sala da sua casa, e ter a segurança da avaliação do seu produto como meio de pagamento. Não faz nenhum sentido o cliente comprar pelo e-commerce, e ter que fazer avaliações em locais físicos ou enviar o produto e aguardar pela avaliação em um laboratório. Nossa tecnologia permite que esse processo seja ágil, eficiente e totalmente seguro”, garantiu Mundstock.
Com essa nova solução, a Renov pretende revolucionar a experiência de trade-in no ambiente online, contribuindo para a modernização e acessibilidade do mercado de segunda mão no Brasil.