Diante de sua expansão nos últimos anos e do compromisso com inovação no setor de distribuição de energia, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) buscou modernizar seus sistemas para garantir maior segurança e eficiência operacional. Para isso, contratou a Service IT, especialista em TI, cibersegurança e outsourcing, para liderar um projeto de migração e sustentação de quatro bancos de dados críticos.
A parceria entre as empresas começou em novembro de 2022, mas foi em 2023 que a Copel iniciou estudos para atualizar sua tecnologia. O principal desafio era o prazo: o projeto precisava ser concluído até 28 de junho de 2023, antes do fim do ciclo de vida do equipamento anterior, o que evitaria perdas financeiras e estratégicas.
Planejamento e execução da migração
Em fevereiro de 2023, foi firmado um contrato que incluía serviços de nuvem privada (EXACC X10) e migração de bancos de dados. A execução do projeto, com duração de apenas três meses, foi conduzida pela Service IT, que utilizou seu conhecimento prévio sobre o ambiente da Copel e a expertise técnica para garantir a conclusão dentro do prazo estipulado.
“A implantação foi o segredo para o bom resultado do projeto. O tempo era curto, mas o conhecimento que nós já tínhamos sobre a Copel e a expertise da equipe culminaram no sucesso da solução, com os bancos migrados com a mínima indisponibilidade de serviços”, destaca Thiago Uchoa, Head de Cloud da Service IT.
Benefícios obtidos
A migração trouxe ganhos significativos para a Copel. Além de melhorias em performance e segurança, a disponibilidade do ambiente foi aprimorada. Um dos resultados mais evidentes foi a redução do tempo necessário para o fechamento mensal do sistema de faturamento, que caiu pela metade.
“O projeto trouxe benefícios para o negócio através do ganho de performance, disponibilidade e segurança. O fechamento mensal do sistema de billing passou de 3, 4 dias para metade do tempo”, comenta Thulla Mattar, Gerente de Infraestrutura e Plataforma de TI da Copel.
Sustentação e parceria de longo prazo
Com a conclusão bem-sucedida da migração, a Service IT assumiu a responsabilidade pela sustentação do ambiente por um período de quatro anos. A parceria prevê monitoramento contínuo e implementação de melhorias, quando necessário.
“Durante todo o projeto, nossa equipe esteve muito próxima do time da Copel, o que foi crucial para o sucesso da migração. Agora, seguiremos acompanhando a jornada do cliente e indicando melhorias, caso sejam necessárias”, reflete Thiago Uchoa.
“A entrega de um projeto dessa complexidade em um curto prazo só foi possível devido ao engajamento das equipes técnica e de negócio, planejamento e comunicação excelentes”, conclui Thulla Mattar.